Notícias



Conserto concluído

Após quase três dias, água começa a voltar em pontos da zona leste de Porto Alegre

Transtornos começaram no último domingo, após problema em estação do Dmae. Normalização do serviço em algumas áreas pode ocorrer somente na quinta-feira

05/01/2022 - 22h10min

Atualizada em: 05/01/2022 - 22h11min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Tiago Boff / Agência RBS
O metalúrgico aposentado Mauro Pereira disse que nunca ficou sem o serviço por tanto tempo

Depois de quase três dias com torneiras secas, moradores de partes da zona leste de Porto Alegre tiveram o serviço restabelecido na manhã desta quarta-feira (5). Para alguns, no entanto, a normalização pode ocorrer somente na quinta (6).

Morador da Vila São José, no bairro Partenon, o metalúrgico aposentado Mauro Pereira, 77 anos, pulou da cama cedo para lavar pratos e panelas acumulados na pia.

LEIA MAIS
Caminhões-pipa abastecem pontos da Zona Leste que estão há mais de 40 horas sem água
Problemas em estações de bombeamento causam falta de água em bairros de Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre autoriza abertura de piscinas públicas  

— Levantei e já fui lavar a louça. Agora é esperar mais pressão para tomar banho. Desde domingo sem banho já — conta o idoso.

O aposentado teve de comprar água mineral e gastou com refeições em restaurantes. Há três décadas vivendo na região, diz nunca ter ficado tanto tempo sem o serviço básico.

Já o funcionário público Márcio da Fontoura Bandeira, 49 anos, saiu para o trabalho, mais uma vez, sem poder tomar banho. Soube depois que já estava no emprego do retorno da água no bairro.

— Três dias já assim. Que bom que voltou agora — disse após ter sido informado por um familiar que divide o terreno com ele.

Os transtornos começaram no domingo (2). A estação responsável por abastecer os bairros Partenon, Coronel Aparício Borges, São José e Vila João Pessoa teve a operação interrompida em razão de um vazamento na tubulação da Estação São Manoel, ocorrida em meio ao temporal que atingiu a cidade.

O conserto foi concluído na noite de segunda-feira (3). No entanto, após as operações serem retomadas, um curto-circuito impediu que o fornecimento fosse retomado para parte da população.

O novo reparo foi finalizado as 6h desta quarta. Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que técnicos da prefeitura trabalharam durante todo o período noturno e na madrugada para instalar dois novos motores-bomba na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São José II.

Ainda de acordo com o órgão, quem vive no entorno da estação deve começar a sentir o retorno da água pela manhã, mas, nos pontos mais altos, pode ocorrer somente na quinta-feira.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias