Notícias



Mão amiga

De limpeza de praças a doações: jovens voluntários realizam ações sociais em Cachoeirinha

Projeto Missão Calebe, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, ocorre em diversas regiões da América do Sul

31/01/2022 - 05h00min


Leandro Cassales Nunes / Arquivo Pessoal
Entre as atividades, voluntários repaginaram parques públicos

Levando o amor ao próximo como bandeira, um projeto tem engajado jovens a prestar serviços sociais em Cachoeirinha. A cidade é uma das várias pela América do Sul onde ocorre a Missão Calebe, programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o qual voluntários destinam parte de seu tempo durante as férias.

LEIA MAIS
Em Esteio, idosos podem se inscrever em oficinas gratuitas
Escolas municipais em Viamão oferecem oficinas para alunos durante as férias
Menino de três anos recolhe lixo na praia para se tornar "super-herói dos peixes" e salvar o planeta

– É um projeto que desafia os jovens a ajudarem a comunidade, a aprenderem sobre a cidadania, não só na teoria, mas também na prática – ressalta o pastor Douglas Silva, responsável pela iniciativa na região central do Rio Grande do Sul.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia divide o Estado em três regiões, sendo que, dentro delas, há distritos. Em Cachoeirinha, são dois – que puseram em prática as ações da Missão Calebe entre 15 e 30 de janeiro. Entre os trabalhos realizados, houve doação de sangue, entrega de pães a vizinhos da igreja, auxílio na construção de uma casa e doação de roupas, alimentos e brinquedos à comunidade indígena.

Repaginada nas praças

Duas atividades envolveram parques municipais. Na Praça do Ecoturismo Leonel de Moura Brizola, na Vila Carlos Antonio Wilkens, e na Praça da Juventude, no Parque Granja Esperança, voluntários do projeto se mobilizaram para limpar os espaços e consertar estruturas.

A ajuda caiu como uma luva para a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município. O órgão tem buscado parcerias para auxiliar no cuidado das praças, segundo a secretária da pasta, Sueme Pompeo de Mattos. Ela entende que iniciativas como a Missão Calebe mostram o cuidado com o que é público, incentivando outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

– Mesmo que seja, por óbvio, uma obrigação do poder público ter esse cuidado, e nós temos, mas eles também fazendo, tendo essa atitude de estar lá, eles se sentem importantes fazendo isso. E se cria uma nova cultura, uma questão educacional para que outras pessoas façam – afirma a secretária.

Um olhar para o outro

Cada distrito escolhe as atividades que farão parte do projeto – alguns optam por uma espécie de retiro dos participantes, por exemplo. É o que esclarece Lorete Terra, distrital de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cachoeirinha. Ela coordena as atividades desta área em um dos distritos que compõem a cidade. 

– Vamos fazendo algumas ações sempre com o objetivo de levar um carinho, levar amor, alegria; sempre tendo um objetivo específico, que é demonstrar esse amor de Deus através das nossas ações – destaca.

No distrito do qual Lorete faz parte, em torno de 60 pessoas participaram da Missão Calebe – entre adventistas e não adventistas, a maioria com 16 a 30 anos. As atividades ocorreram nas sextas-feiras e nos finais de semana.

Hora de pôr em prática

No último sábado (29), divididos em grupos, os voluntários visitaram um lar de idosos e levaram sanduíches a profissionais de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Também fizeram uma visita a idosos que não conseguiram ir mais à igreja após o início da pandemia.

Por parte do outro distrito, que contou com cerca de 40 participantes na edição deste ano, o final de semana foi de limpeza e consertos em uma creche. 

Andryeli da Cruz Reis / Arquivo Pessoal
Os voluntários levaram sanduíches a profissionais de saúde na UPA da cidade

Desafio e crescimento pessoal

Participante há oito anos do projeto, a psicóloga Andryeli da Cruz Reis, 25 anos, conta que a Missão Calebe foi um “divisor de águas” em sua vida: 

– Eu comecei foi para me desafiar, para crescer como pessoa e também porque eu sempre quis ajudar, mas nós muitas vezes não sabemos como. 

Em 2022, ela decidiu se voluntariar com o propósito que a acompanha desde o início, de destinar parte de seu tempo a outras pessoas.

– Acho que o principal é resgatarmos a nossa humanidade, nos lembrarmos de quem nós somos. Sermos cada vez mais humanos e resgatarmos esse amor, esse carinho que deveríamos ter uns com os outros e também com a natureza – pontuou.

Embora a edição deste ano tenha terminado, os dois distritos de Cachoeirinha continuarão com ações: um deles com a arrecadação de alimentos e roupas e o outro com a construção de uma igreja no município de Caraá, no Litoral Norte.

Produção: Isadora Garcia

Leia outras notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias