Notícias



Qualidade de vida

Em Esteio, idosos podem se inscrever em oficinas gratuitas

Atividades são destinadas a moradores da cidade e ocorrem em três unidades. Para participar, é preciso ter pelo menos 60 anos

24/01/2022 - 07h00min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Aulas de boxe são oferecidas

Alongar, dançar, pintar e lutar estão entre as atividades que idosos de Esteio podem realizar de forma gratuita na cidade. O Centro de Convivência para Idosos (Rua Max Kollert, 84, bairro Olímpica) é um dos espaços que oferecem uma série de oficinas voltadas a pessoas com idade a partir de 60 anos. Parte das atividades é ligada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos do município.

Algumas das opções disponíveis são artesanato, atividade física, música e expressão corporal. O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h – com um horário específico para cada oficina. Outras são realizadas por meio de agendamento, como informática, ioga, reiki, boxe e massoterapia, contando com o apoio de servidores da Secretaria de Saúde de Esteio.

Já na unidade de saúde Novo Esteio (Avenida Celina Chaves Kroeff, 405, bairro Novo Esteio) há oficinas de artesanato, atividade física e música. E no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206, bairro Parque Primavera), de música, artesanato, esporte, atividade física e expressão corporal. Cada uma é feita em um horário pela manhã ou pela tarde. 

LEIA MAIS
Três das cinco piscinas públicas de Porto Alegre seguem fechadas
Menino de três anos recolhe lixo na praia para se tornar "super-herói dos peixes" e salvar o planeta
Há qualificação: confira mais de mil oportunidades para aprender e trabalhar

Com protagonismo e autonomia

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Neuza participa e dá aulas

Assistente social e técnica de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Márcia Hannacker de Oliveira Desiderio destaca que o serviço atua em três eixos por meio das oficinas: participação, direito de ser e convivência social. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento cognitivo, psíquico, físico e social de pessoas com 60 anos ou mais.

– Temos muitos relatos dos idosos de que os grupos facilitam muito, contribuem para eles no sentido de melhorar a autoestima, de se sentirem úteis, pessoas saudáveis perante a sociedade, de poder estar contribuindo ali com os outros idosos – comenta Márcia.

Aos 78 anos, a aposentada Neuza Brum, moradora do bairro Tamandaré, passa os dias no Centro de Convivência para Idosos. Ela conta que chega por volta das 8h30min e fica até umas 16h, participando das atividades – seja como aluna, seja como oficineira. Quando o assunto é o que as oficinas trazem para sua vida, a resposta vem rápido: 

– Me mantêm viva.

Enquanto aluna, ela diz frequentar várias: ioga, reiki, dança circular, expressão corporal e cromoterapia estão na lista. Como oficineira, leva a bagagem de anos atuando como professora de Espanhol e de quase meio século morando no Uruguai. A maior parte de sua família ficou no país vizinho, com apenas uma das filhas morando no Rio Grande do Sul. No centro, Neuza também dá aulas de artesanato.

Para saber mais sobre as oficinas disponíveis, é possível entrar em contato com o local pelo telefone (51) 3078-0499.

LEIA MAIS
Após recuperação e treino para voltar a voar, Zoológico de Canoas solta aves silvestres na natureza
Secretaria do Meio Ambiente confirma maior atividade de morcegos na Capital; veja o que fazer caso entrem em casa

Como participar

/// Os primeiros requisitos são ter 60 anos ou mais e ser morador de Esteio.

/// A inscrição pode ser feita a qualquer momento e ocorre de duas formas: caso só haja interesse na atividade, a pessoa deve ir ao Centro de Convivência para Idosos e solicitar a inscrição. No local, ela passará por uma avaliação. Mas, se a busca é também por mais algum serviço de assistência social, a recomendação é de que vá a um Cras.

/// Nos dois casos, é preciso levar documento de identidade e comprovante de endereço.

Produção: Isadora Garcia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias