Projeto Verão em Canoas oferece atividades esportivas gratuitas a crianças, adultos e idosos - Notícias

Versão mobile

 
 

Para mexer o corpo14/01/2022 | 10h34Atualizada em 14/01/2022 | 10h34

Projeto Verão em Canoas oferece atividades esportivas gratuitas a crianças, adultos e idosos

Esportes acontecem em diversos pontos da cidade

Projeto Verão em Canoas oferece atividades esportivas gratuitas a crianças, adultos e idosos Ronaldo Bernardi / Agencia RBS/Agencia RBS
As atividades são oferecidas pela Secretaria de Canoas há mais tempo, desde 2016, com um período maior de recesso. No entanto, essa é a primeira vez que ocorre o Projeto Verão Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS / Agencia RBS

Com o objetivo de oferecer qualidade à vida dos canoenses, combatendo o sedentarismo e promovendo a integração social, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas, na Região Metropolitana, lançou o Projeto Verão 2022. A iniciativa é totalmente gratuita e segue até 24 de fevereiro. Podem participar crianças a partir dos três anos de idade, além de adolescentes, adultos e idosos. As atividades estão disponíveis em diferentes pontos da cidade. Maiores de 60 anos devem apresentar atestado médico informando que está apto para determinado exercício.

Corpo e mente

Dentre as modalidades, estão: câmbio, pilates, alongamento, funcional e yoga, nas categorias adulto e sênior. Crianças e adolescentes de três a 19 anos podem participar das ginásticas, do vôlei, além das oficinas recreativas e de iniciação ao esporte. As vagas variam para cada local e atividade. De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Volmar Jaques Lanes, são disponibilizadas entre 15 a 35 por categoria.

— Nessa época do ano, muitas pessoas estão de férias, então nossa ideia era que elas pudessem manter o corpo e a mente ocupada com as atividades físicas, justamente por ser um período muito quente também — comenta o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Volmar Jaques Lanes.

CANOAS,RS,BRASIL.2022,01,06.Prfeitura de Canoas Lança Projeto Verão, para melhorar a qualidade de vida da população através de praticas esportivas.(RONALDO BERNARDI/AGENCIA RBS).<!-- NICAID(14983709) -->
Maiores de 60 anos devem apresentar atestado médico informando que está apto para determinado exercícioFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Aptidão e boa vontade

As atividades são oferecidas pela Secretaria de Canoas há mais tempo, desde 2016, com um período maior de recesso. No entanto, essa é a primeira vez que ocorre o Projeto Verão.

— O exercício físico é muito importante na prevenção de várias comorbidades que se adquire ao longo dos anos. Então, me sinto realizado ao auxiliar e oferecer à população tudo aquilo que a gente possui de conhecimento e com a qualidade dos espaços que temos — afirma o professor de Educação Física Matheus Guedes, que coordena, há três anos, algumas aulas no Complexo Esportivo Martin Luther King.

O aposentado Jocelino Dorneles, 65 anos, que participa regularmente das atividades oferecidas pela prefeitura, considera o projeto essencial para qualidade de vida da população, em especial aos idosos.

— Nós precisamos nos movimentar, é importante para nossa saúde. E por ser gratuito, depende somente de estarmos aptos e de termos boa vontade — destaca. 

Escolas municipais em Viamão oferecem oficinas para alunos durante as férias
Jovens de comunidades da Zona Leste criam estampas para coleção de roupas
Moradores da Vila Maria da Conceição tentam preservar gruta que marca história de Maria Degolada

Para saber mais detalhes, é possível ir em um dos locais onde ocorrem as atividades ou entrar em contato por telefone. Confira os locais:

/// Centro de Lazer e Esporte São José: Rua João Leivas de Carvalho, 541, bairro São José. Telefone: (51) 3477-5766.

/// Parque Municipal Getúlio Vargas: Rua Dona Rafaela, 700, no bairro Marechal Rondon. Telefone: (51) 3236-1800.

/// Centro de Esporte e Lazer São Luiz: Rua Eng. Rebouças, 1.000, bairro São Luiz. Telefone: (51) 3477-2589.

/// Complexo Cultural e Esportivo Martin Luther King: Rua Clóvis Bevilacqua, 1.770, bairro Harmonia. Telefone: (51) 3463-4717.

/// Parque Esportivo Eduardo Gomes: Av. Guilherme Schell, 3.600, bairro Fátima. Telefone: (51) 3462-1627.

/// Centro de Esporte e Lazer São Francisco de Assis: Rua Candelária, 31, bairro Mathias Velho. Telefone: (51) 3429-2719.

/// Estação Cidadania: Rua Rio Grande do Sul, 3.320, no bairro Mathias Velho. Telefone: (51) 3236-1904.

/// Centro Olímpico Municipal: Rua Araguaia, 1.151, bairro Igara. Telefone: (51) 3477-6417.

Produção: Leonardo Bender

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros