Região Metropolitana
Tempestade destrói escola, deixa pessoas desabrigadas e bloqueia ruas em Guaíba
Prefeitura decretou estado de emergência
A cidade de Guaíba, na Região Metropolitana, foi uma das mais atingidas pelo temporal desta segunda-feira (17). Um dos principais colégios da cidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre, a Ciep, está completamente destruída. A Igreja Betel desabou, e casas foram danificadas e destelhadas. A prefeitura recebeu mais de mil pedidos de telhas e de lonas. Não há informações de feridos.
Moradores também relatam uma série de transtornos e danos materiais provocados pela queda de postes e árvores no bairro Cohab Santa Rita.
LEIA MAIS
Mais de 207 mil clientes da RGE e da CEEE Equatorial ficam sem luz no RS
Medição aponta mar gaúcho mais gelado que a média nesse fim de semana; entenda os motivos
Em meio ao calorão, instabilidade na rede elétrica causa problemas no abastecimento de água em Porto Alegre
— Na avenida principal do bairro, todas as casas sofreram danos. Estamos sem luz. Tem poste caído, árvore caída — relata o morador Jore Abrelino, de 47 anos.
Na Avenida Nei Brito, que faz a ligação da estrada do Conde com a BR-116, há postes caídos sobre a pista. Parte do bairro está sem luz, internet e água. Na estrada do Conde, a queda de árvores causa bloqueio na via.
Na BR-116, dois caminhões chegaram a tombar durante o temporal. Um deles no km 293, sentido Interior-Capital, e outro, com placas de Novo Hamburgo, sobre o viaduto da entrada da cidade, com acesso ao bairro Cohab Santa Rita.
Quem trafega pela rodovia vê um cenário de destruição próximo ao Arroio do Conde, com árvores e postes caídos. Muitos fios estão no chão e atravessaram a rodovia.
Há ainda muita lentidão na BR-290, sentido Capital-Guaíba. Os motoristas devem ficar atentos para a colisão entre uma moto e um carro no km 112. A PRF segue no local atendendo a ocorrência.
Prefeitura decreta situação de emergência
A prefeitura de Guaíba decretou no início da noite situação de emergência devido aos estragos provocados pelo temporal e instituiu um comitê de crise para atender a comunidade.
Equipes da prefeitura estão nas ruas para retirar árvores, organizar o trânsito e restabelecer serviço público que também foi impactado pelo temporal.
"Estamos trabalhando incansavelmente para atender toda a nossa comunidade que foi prejudicada pelo temporal. Articulamos rapidamente o comitê de crise e estabelecemos um plano de ação emergencial para reerguer a nossa cidade", declarou a prefeita em exercício Claudinha Jardim.
A prefeitura "salienta a grande quantidade de ligações que vem recebendo desde então e que está trabalhando para dar atenção e solucionar o mais rapidamente possível."
A prefeitura disponibiliza um número de WhatsApp de plantão para quem tiver alguma necessidade devido ao temporal: (51) 99631-9678.
Telefones para casos de emergência
/// Corpo de Bombeiros: 193
/// Samu: 192
/// Brigada Militar: 190