Notícias



Região Metropolitana

Tempestade destrói escola, deixa pessoas desabrigadas e bloqueia ruas em Guaíba

Prefeitura decretou estado de emergência

17/01/2022 - 22h30min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Igreja ficou destruída

A cidade de Guaíba, na Região Metropolitana, foi uma das mais atingidas pelo temporal desta segunda-feira (17). Um dos principais colégios da cidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre, a Ciep, está completamente destruída. A Igreja Betel desabou, e casas foram danificadas e destelhadas. A prefeitura recebeu mais de mil pedidos de telhas e de lonas. Não há informações de feridos.

Moradores também relatam uma série de transtornos e danos materiais provocados pela queda de postes e árvores no bairro Cohab Santa Rita.

LEIA MAIS
Mais de 207 mil clientes da RGE e da CEEE Equatorial ficam sem luz no RS
Medição aponta mar gaúcho mais gelado que a média nesse fim de semana; entenda os motivos
Em meio ao calorão, instabilidade na rede elétrica causa problemas no abastecimento de água em Porto Alegre

— Na avenida principal do bairro, todas as casas sofreram danos. Estamos sem luz. Tem poste caído, árvore caída — relata o morador Jore Abrelino, de 47 anos.

Na Avenida Nei Brito, que faz a ligação da estrada do Conde com a BR-116, há postes caídos sobre a pista. Parte do bairro está sem luz, internet e água. Na estrada do Conde, a queda de árvores causa bloqueio na via.

Na BR-116, dois caminhões chegaram a tombar durante o temporal. Um deles no km 293,  sentido Interior-Capital, e outro, com placas de Novo Hamburgo, sobre o viaduto da entrada da cidade, com acesso ao bairro Cohab Santa Rita.

Quem trafega pela rodovia vê um cenário de destruição próximo ao Arroio do Conde, com árvores e postes caídos. Muitos fios estão no chão e atravessaram a rodovia.

Há ainda muita lentidão na BR-290, sentido Capital-Guaíba. Os motoristas devem ficar atentos para a colisão entre uma moto e um carro no km 112. A PRF segue no local atendendo a ocorrência.

Marco Favero / Agência RBS
Caminhão tombou na BR-116 durante temporal

Prefeitura decreta situação de emergência

A prefeitura de Guaíba decretou no início da noite situação de emergência devido aos estragos provocados pelo temporal e instituiu um comitê de crise para atender a comunidade.

Equipes da prefeitura estão nas ruas para retirar árvores, organizar o trânsito e restabelecer serviço público que também foi impactado pelo temporal. 

"Estamos trabalhando incansavelmente para atender toda a nossa comunidade que foi prejudicada pelo temporal. Articulamos rapidamente o comitê de crise e estabelecemos um plano de ação emergencial para reerguer a nossa cidade", declarou a prefeita em exercício Claudinha Jardim. 

A prefeitura "salienta a grande quantidade de ligações que vem recebendo desde então e que está trabalhando para dar atenção e solucionar o mais rapidamente possível." 

A prefeitura disponibiliza um número de WhatsApp de plantão para quem tiver alguma necessidade devido ao temporal: (51) 99631-9678. 

Telefones para casos de emergência
/// Corpo de Bombeiros: 193
/// Samu: 192
/// Brigada Militar: 190

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias