Notícias



Seu Problema é Nosso

Região de Porto Alegre fica mais de dois dias sem energia elétrica

Moradores do Morro da Cruz relatam problemas causados pela falta de luz

09/03/2022 - 15h30min


As chuvas que caíram na Capital nos últimos dias causaram prejuízos. Na comunidade do Morro da Cruz, bairro São José, na Zona Leste, foi a falta de energia elétrica que virou preocupação. Desde a tarde de domingo, diversas ruas registraram falta de luz. 

A líder comunitária Nira Martins Pereira, 56 anos, explica que o problema começou por volta das 17h de domingo. Mas apenas na manhã de segunda-feira, percebeu que três postes da Rua Santa Maria haviam desabado. Até aquele momento, conta, a CEEE Equatorial não havia iniciado os reparos, porém os moradores já tinham registrado solicitações informando sobre a falta de luz. 

LEIA MAIS
Em São Leopoldo, projeto esportivo gratuito pede ajuda para investir em seus atletas
Apesar dos desafios, leitores persistem na busca por seus sonhos
Após reportagem, doações de material escolar chegam a comunidades

– Têm comércios fechados, e as casas estão sem luz. A ONG que atende crianças do bairro precisou suspender as aulas porque não pode receber os alunos. E não conseguimos uma resposta concreta de quando irão resolver a situação – pontuou Nira, que é vice-presidente da ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, na manhã de ontem. 

Prejuízos 

Segundo o comerciante Dirceu Pedro Dartora, 59 anos, na manhã de segunda, uma caminhonete da CEEE esteve no local, mas os reparos só começaram à tarde, quase 24 horas após o início da falta de energia. Ainda na segunda-feira, os postes foram reerguidos, mas a falta de luz prosseguiu. 

Dirceu é proprietário de um mercado na Rua Ernesto Araújo, uma das principais vias da comunidade. Sem eletricidade, o estabelecimento precisou fechar, e ele perdeu toda a produção da padaria. Além disso, prevê também a perda de outros produtos, como carnes e laticínios, que necessitam de refrigeração constante.  

– Estou com uma perda muito grande. No mundo de hoje, isso é algo que não pode acontecer. Domingo deveria ter alguém (da CEEE) para nos atender, e ninguém apareceu – desabafou, ontem de manhã, o empresário. 

Nira relatou que os postes que caíram se encontravam em más condições há tempo, e que a comunidade já havia pedido a substituição deles. Apesar de não ter mais os protocolos, ela comentou que, antes do temporal, foram feitos alguns registros solicitando a manutenção dos postes. 

Saúde 

Já para a funcionária pública Raquel Dias Freitas, 40 anos, a principal preocupação com a falta de luz foi em relação à sua mãe. A idosa de 73 anos tem asma e faz nebulização com frequência. Em razão disso, Raquel precisou levar a aposentada para a casa de sua irmã, em outro bairro da cidade, para que pudesse realizar o procedimento.

Moradores aguardam equipes da CEEE

Em nota, a CEEE Equatorial explica que, no domingo, foram registrados 190 mil clientes sem energia elétrica. A grande demanda foi o motivo de as equipes terem ido ao Morro da Cruz somente na segunda-feira. 

A reportagem procurou a companhia na manhã de ontem. Após este contato, a CEEE prometeu enviar duas equipes e um caminhão para realizarem o trabalho de restabelecimento da energia no local. 

Sobre a troca dos postes não ter sido feita antes do temporal, a companhia diz que investe cerca de R$ 400 milhões em melhorias da rede e que o caso da região  será estudado para avaliar a melhor adequação.

Produção: Émerson Santos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias