Notícias



Receita do leitor

Coxinha de morango: confira a receita do repórter Alberi Neto

Na véspera do Dia do Jornalista, o profissional ensina a preparar um doce autoral que é uma delícia

06/04/2022 - 10h02min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Receita faz sucesso entre amigos e colegas

No dia 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. Por isso, a receita de hoje, a coxinha doce de morango, é uma criação autoral do repórter do Diário Gaúcho Alberi Neto, 25 anos. O maior encanto da profissão, afirma Alberi, é a possibilidade de poder conversar com pessoas de diferentes realidades. Além disso, destaca lições aprendidas na atividade: 

– Aprendi a valorizar as coisas que tenho, respeitar a realidade de cada um e ter consciência de que o nosso trabalho pode ajudar as pessoas a entenderem onde estamos, como chegamos até aqui e como podemos melhorar. 

A receita escolhida faz sucesso entre amigos e colegas. E o melhor de tudo é que ela surgiu “de forma natural”, com a mistura de morango, paçoca e leite condensado, alguns dos itens favoritos do repórter. 

– Não sei se é uma receita charmosa, mas a mistura fica deliciosa e sempre surpreende – conta o jornalista.

LEIA MAIS
Para comemorar o Dia do Cacau, Cláudia ensina a preparar o pirulito de chocolate
Pudim tropical: confira o passo a passo da sobremesa feita com gelatina e frutas
Aprenda a preparar o Petit gâteau com geleia da Denise

Para garantir a consistência da massa, o segredo está em deixar a mistura bem firme. Por conta disto, é importante observar o tempo de cozimento. Ela estará do jeito ideal se, ao enrolar nos morangos, não ficar grudada nas mãos. 

MEU SEGREDINHO:
/// – Deixe os morangos “secos” e cuide para tirar a água depois de lavar. Isso impede que a massa do brigadeiro de paçoca amoleça no dia seguinte, por ficar úmida.

INGREDIENTES:

 ✔  1 caixa de leite condensado
✔  1 caixa de creme de leite
✔  16 paçoquinhas
✔ 1 bandeja de morangos

MODO DE PREPARO:

/// Pegue oito paçoquinhas, amasse-as e, se preferir, peneire-as. Quanto mais fina ficar a “farofa de paçoca”, melhor.

/// Coloque leite condensado, creme de leite e as paçocas amassadas na panela. Mexa em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até atingir o “ponto de brigadeiro”. Depois de pronto, retire a massa da panela e coloque na geladeira para resfriar.

/// Lave os morangos e retire as folhinhas verdes. Seque-os com pano de prato ou papel-toalha. Pegue as outras oito paçoquinhas que sobraram e faça uma nova farofa. Reserve os ingredientes. 

/// Unte as mãos com margarina ou manteiga e forme uma bolinha, como se estivesse fazendo um brigadeiro. Pressione a bolinha e a abra como um disco. Coloque o morango com a parte mais estreita virada para cima. Enrole a massa ao redor, acompanhando o formado do morango para que fique parecida com a de uma coxinha de frango.

/// Passe a coxinha de morango na farofa que você fez por último, como se estivesse colocando confeito nos brigadeiros. Após concluir o processo, reserve na geladeira por cerca de uma hora para firmar o doce. Depois, é só servir e se deliciar.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 3 horas

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas 

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias