Notícias



Receita do leitor

Pudim tropical: confira o passo a passo da sobremesa feita com gelatina e frutas

Daiane Assunção Fraga, de Sapucaia do Sul, conta seus segredinhos para preparar o prato

02/03/2022 - 10h06min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Além de uma delícia, visual é de encher os olhos

A ideia de preparar um pudim tropical, feito com diferentes tipos de frutas, surgiu para a influenciadora digital Daiane Assunção Fraga, 40 anos, durante o Natal de 2021. Ela conta que buscava uma sobremesa colorida para compor a mesa. Foi por meio de uma inspiração vista na internet que ela adaptou a preparação e utilizou os ingredientes que tinha em casa.

– Atualmente, essa receita faz sucesso entre os amigos e familiares. Ela agrada aos olhos e ao paladar – explica a leitora.

Moradora do bairro Piratini, em Sapucaia do Sul, Daiane gosta de incluir na elaboração da receita um creme branco feito com leite condensado e creme de leite. Ela conta que o preparo garante ao pudim um gosto mais doce. Outra prática que assegura o sucesso da sobremesa é o fato de ela ser preparada de um dia para o outro. Isso vai garantir que, na hora do consumo, o doce esteja firme e com o sabor ainda mais consistente. Por fim, é importante prestar atenção ao momento de colocação da gelatina diluída na fôrma. É preciso que ela esteja morna ou quase fria. Se não, é possível que o óleo ou o spray desmoldante sejam alterados quimicamente pelo calor da gelatina. A influenciadora compartilha essas e outras dicas em seu Instagram @dicas_da_daia.

LEIA MAIS
Junte & Ganhe: leitora testa e aprova o kit Trio Bota Pra Cozinhar
Atual vencedora do Concurso Culinária ensina a preparar mais uma receita de sucesso
Homus de feijão branco: confira como preparar a receita da chef Graciela Martins

MEU SEGREDINHO
/// – Use essência de frutas ou de baunilha para aromatizar a gelatina.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Prato é fácil e delicioso

INGREDIENTES
  1 caixa de leite condensado
  1 caixa de creme de leite
 4 unidades de gelatina sem sabor
  1 xícara de açúcar
 1 colher (sopa) de essência de baunilha (ou essência da fruta que preferir)
  1 litro de água fervente para diluir a gelatina
  250ml de água para diluir o creme branco
 1 caixa de morangos
  1/2 lata de pêssegos em calda
 1 cacho de uvas roxas sem semente
 1 cacho de uvas verdes sem semente 

LEIA MAIS
Aprenda a preparar o macarrão de forno da Fran
Veganismo: conheça três receitas sem ingredientes de origem animal
Confira como preparar o bombom brownie da Julie

MODO DE PREPARO
/// Dilua três unidades de gelatina em 1 litro de água fervente. Acrescente o açúcar e a essência de baunilha. Misture até estar completamente diluído. 

/// Em uma fôrma bem untada (com óleo ou spray desmoldante), deixe a gelatina diluída esfriar e cubra o fundo da fôrma com aproximadamente dois dedos. Leve para a geladeira até firmar. Quando estiver firme (cerca de 20 minutos), distribua as frutas higienizadas e picadas, de maneira que que decorem o pudim. 

Reprodução / Arquivo Pessoal

/// Em seguida, acrescente o restante das frutas e da gelatina incolor e leve à geladeira novamente. Por fim, dilua o último pacote de gelatina em 250ml de água fervente, junte o leite condensado com o creme de leite e misture até encorpar. 

Reprodução / Arquivo Pessoal

/// Quando o pudim estiver firme, coloque o creme branco até completar a fôrma. Deixa gelar por 4 horas. Desenforme com cuidado e sirva.

Reprodução / Arquivo Pessoal

Rendimento: 16 fatias
Tempo de preparo: 40 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Confira outras Receitas do Leitor

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias