Notícias



Receita do leitor

Para comemorar o Dia do Cacau, Cláudia ensina a preparar o pirulito de chocolate

Doce pode ser uma ótima pedida de renda extra para a Páscoa

09/03/2022 - 10h23min

Atualizada em: 09/03/2022 - 10h23min


Débora Mendes / Divulgação
Delicia de comer com os olhos

No próximo dia 26, além de ser aniversário de 250 anos de Porto Alegre, também será comemorado o Dia do Cacau. Por isso, a chef confeiteira e professora da Faculdade Senac Porto Alegre Cláudia Vitória, 44 anos, ensina a preparar uma sobremesa especial com chocolate – um dos produtos que tem o cacau como principal matéria-prima. 

Além de fazer felizes os amantes do produto, o preparo também pode ser fonte de renda para quem pretende produzir doces para a Páscoa. 

Moradora do bairro São José, na Capital, Cláudia conta que o carinho pela cozinha e pela produção de doces começou aos cinco anos, quando ajudava a avó Maria Costa Vitória, 90 anos, que atualmente é chef de cozinha aposentada.

LEIA MAIS
Quiche da Yasmin: estudante de Nutrição ensina a preparar receita com apenas quatro ingredientes
Lentilha e farofa: aprenda a receita da Graciela
Bolo de churros: confira as dicas da Djane para não dar errado

– Adorava quando ela tinha um tempo para nós e cozinhava em casa – recorda.

Em sua trajetória profissional, a confeitaria não foi a primeira opção de Cláudia, apesar de estar sempre presente em diferentes momentos da vida da professora. Ela trabalhava com informática e, em seu local de trabalho, sempre vendeu bolos e doces. Quando o filho Vinícius Vitória Consul, 13 anos, nasceu, ela entendeu que aquele era o momento de se dedicar à família e ao sonho de trabalhar com confeitaria.

MEU SEGREDINHO
///  O melhor segredo do chocolate é investir em uma boa temperagem (técnica de resfriamento). Nunca coloque no congelador para endurecer. Além disso, nesta receita, misture os dois tipos de chocolate. Fará com que o pirulito seja mais aceito pela criançada.

INGREDIENTES

    300g de chocolate meio amargo
 200g de chocolate ao leite
 50g de flocos de arroz  (opcional)
  50g de confeitos ou granulados de chocolate (opcional)

MODO DE PREPARO

/// Coloque 400g de chocolate picado em uma tigela e leve-a ao micro-ondas, em potência média, mexendo a cada 30 segundos. Quando o chocolate começar a derreter, repita o processo a cada 15 segundos.

/// O chocolate tem que ser aquecido até 45ºC. Para medir a temperatura, o ideal é que você utilize um termômetro para chocolate. Mas, se não tiver, pode testá-la no punho. Depois, adicione o restante do chocolate picado, mexendo sempre até que se misturem e fiquem completamente derretidos. 

/// Continue mexendo e coloque novamente no micro-ondas durante 3 segundos. Em seguida, adicione os flocos. 

/// Coloque nas forminhas de pirulito e leve para a geladeira por, aproximadamente, 15 minutos. Observação: você pode derreter o chocolate em banho-maria. Mas não deixe a água da panela encostar na tigela. 

Débora Mendes / Divulgação
Deixe gelar por, aproximadamente, 15 minutos

/// Decore como preferir. Você pode utilizar flocos de arroz, confeitos e até granulados de chocolate.

Débora Mendes / Divulgação
Beleza do doce agrada todas as idades

Rendimento: 12 unidades
Tempo de preparo: 40 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas 

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias