Notícias



Oportunidade

Mulheres capacitam-se como encanadoras em Esteio

Iniciativa oferecida pela Ambiental Metrosul habilitou mão de obra feminina para executar serviços conforme os padrões da empresa

14/04/2022 - 05h00min


André Ávila / Agencia RBS
Além do trabalho manual, participantes aprenderam sobre marketing pessoal e relação com clientes

Um curso de capacitação voltado ao público feminino, oferecido pela Ambiental Metrosul — concessionária responsável pelo tratamento de esgoto em cidades da Região Metropolitana — habilitou mulheres a executarem serviços como encanadoras, de acordo com os padrões técnicos exigidos pela empresa. 

Foram cinco aulas gratuitas, que ocorreram ainda em alusão ao Mês da Mulher, celebrado em março. Além do trabalho manual, as alunas também receberam instruções sobre marketing pessoal e relação com os clientes. Cada uma das 18 participantes do curso recebeu um kit com ferramentas e apetrechos para exercer o seu trabalho. 

As aulas, ministradas pelo instrutor Marcelo Schimitz, também foram focadas na ligação intradomiciliar, que é quando o sistema interno pelo qual o esgoto gerado na residência é direcionado à caixa de inspeção na calçada, conectado à rede pública. 

— Foi muito gratificante ministrar o curso, que foi direcionado, principalmente, à parte prática, como acredito que seja a melhor forma de aprender — conta Marcelo. 

A aluna Lusiane Soares Luiz, 32 anos, confirmou:

— O curso foi maravilhoso, de muita aprendizagem! Considero uma grande oportunidade para nós, mulheres, que trabalhamos nessa área.

LEIA MAIS
Curso gratuito de costura qualifica profissionais no RS
Entidade promove profissionalização para adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Projeto em Porto Alegre capacita jovens com deficiência por meio da gastronomia

Parceria  

As aulas foram realizadas na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Anísio Teixeira, no bairro Parque Amador, em Esteio. De acordo com a Metrosul, a realização desta ação só foi possível graças à parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio. 

— O curso representa um grande ecossistema de garantia de direitos para essas mulheres, como acesso ao trabalho, à educação formal continuada e acesso aos direitos que garantem a sua proteção — comenta Katiane Marques, secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Esteio. 

Embora essa tenha sido uma ação exclusiva do Mês da Mulher, a Metrosul garante que pretende expandir o curso para outras cidades da Região Metropolitana. Segundo Katiane, há negociações para que novas aulas ocorram no segundo semestre deste ano. 

Espaço que pode, e deve, ser ocupado

De acordo com o diretor-presidente da Metrosul, Ângelo Mendes, um dos objetivos do projeto é aumentar e qualificar a mão de obra feminina neste ramo: 

— É um mercado que está crescendo e, desde sempre, ele é, majoritariamente, formado por homens. Então, essa ação é uma forma de mostrar que a mulher pode e deve ocupar este espaço. 

O edital da parceria público-privada da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), lançado em 2019, projeta ampliar o tratamento de esgoto para 87% em nove cidades da Região Metropolitana até 2030. Atualmente, a taxa de cobertura está em 33%. Ao que tudo indica, o mercado precisará, de fato, de mão de obra qualificada e ampliada para atingir essa meta.  

— Em nossa empresa, muitas mulheres trabalham na área da pesquisa e nas trocas de hidrômetros, mas poucas delas atuam nas ligações intradomiciliares, o principal foco do curso — salienta Mendes. 

Produção: Leonardo Bender


MAIS SOBRE

Últimas Notícias