Notícias



EM  ALTA

Sobe para cinco o número de mortes por dengue no RS

De acordo com a série histórica, Estado já tem o maior número de cidades consideradas infestadas pelo mosquito desde 2000

08/04/2022 - 21h07min


GZH
GZH

O Rio Grande do Sul confirmou mais quatro mortes por dengue na manhã desta sexta-feira (8). No mês passado, o primeiro registro fatal tinha sido confirmado em Chapada, no norte do Estado. Com isso, sobe para cinco o número de óbitos causados pelo mosquito Aedes aegypti este ano. 

LEIA MAIS
Moradores de Porto Alegre relatam dificuldade para denunciar focos de mosquito da dengue à prefeitura
Secretaria Estadual da Saúde emite alerta sobre agravamento da dengue no Rio Grande do Sul
Dengue, covid ou gripe: semelhança entre os sintomas preocupa; veja como diferenciar as doenças

As últimas vítimas são três mulheres e um homem com idades entre 70 e 85 anos. Os casos aconteceram nas cidades de Cristal do Sul, Horizontina, Jaboticaba e Igrejinha. Os óbitos foram registrados entre 19 de março e 3 de abril.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), já são quase 5 mil casos contabilizados desde janeiro, número que supera as ocorrências do ano passado no mesmo período. Considerando apenas as 13 primeiras semanas do ano, houve um aumento de duas mortes na comparação de 2021 com 2022. Além disso, já são 435 municípios gaúchos considerados infestados pelo mosquito. É o maior número de cidades nessa situação na série histórica de monitoramento, realizada desde 2000.

O alerta da pasta é de que a principal ação de prevenção da doença é evitar manter locais com água parada, que servem de pontos para o desenvolvimento das larvas do mosquito. A SES explica que essa proliferação acontece em maior volume nesta época do ano porque alia temperaturas altas com chuva recorrente.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias