Notícias



Comida de rua

Mek Aurio e Churrasquinho D'Gato começam obras da nova casa, debaixo de viaduto no bairro Praia de Belas

Os dois estabelecimentos adotaram o espaço e passarão a atuar em contêineres adaptados

24/05/2022 - 22h26min

Atualizada em: 24/05/2022 - 22h26min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Nesta terça-feira, equipe trabalhava na instalação do deque de madeira

A casa nova de dois pontos de comida de rua de Porto Alegre está ganhando forma. O tradicional Mek Aurio e o Churrasquinho D’Gato começaram as obras sob o Viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas, espaço que adotaram para revitalizar e cuidar. 

Os comerciantes já utilizavam a área, com um food truck e uma Kombi. Mas, a partir do próximo mês, atenderão em contêineres adaptados com deques de madeira ao redor, cada um em uma ponta do viaduto. Haverá também mesas, cadeiras e banheiros.

Leia mais
Projeto de lei libera circulação de táxis em corredores de ônibus de Porto Alegre
Saiba quais vias da Capital lideram o ranking de atropelamentos por ônibus nos últimos 10 anos
Comerciantes do Centro Histórico temem que vendas sejam afetadas, mas reconhecem necessidade de obras

Eles também vão decorar o espaço com vasos de plantas e investir na pintura dos pilares do viaduto, baseada em elementos da fauna e da flora do Rio Grande do Sul — de papagaio-charão, biguá e carcará a araucárias e cenários como o Delta do Jacuí. Conforme o dono do Mek Aurio, Aurio Giovanella, três artistas vão começar a fazer os grafites na próxima semana. A expectativa é que a inauguração ocorra na metade de junho. 

O xis do Mek Aurio é um velho conhecido, principalmente, dos colorados. A lancheria foi inaugurada ao lado do ginásio Gigantinho em agosto de 1985, mas foi removida para a realização da Copa do Mundo em 2014 — episódio que rendeu polêmica entre os torcedores. Em 2015, ele retornou com o formato food truck à região do Beira Rio em dias de jogos do Inter, e se instalou sob o viaduto ao lado do Parque Marinha do Brasil há três anos. Muitos colorados continuam prestigiando no novo ponto, especialmente em dias de jogos.

— Vêm pra comemorar ou afogar as mágoas — acrescenta Aurio. 

Jonathan Heckler / Agencia RBS
Do lado direito, o novo espaço do Mek Aurio sendo preparado; Do esquerdo, o food truck usado atualmente

A dona de casa Sonia Müller, 70 anos, nem é colorada, mas frequenta a lancheria há mais de 30 anos. Está ansiosa pelo novo espaço — destaca que o viaduto cheirava a urina e tinha sempre muito lixo. 

— Eu acho que vai ficar uma maravilha. O Aurio tem bom gosto, é empreendedor. E ele merece — afirma. 

O Churrasquinho D’Gato é uma das referências em espetinhos da cidade, com décadas de existência. GZH não conseguiu contato com o dono, que está tratando de problemas de saúde. 

O contrato de adoção foi assinado em março com a prefeitura de Porto Alegre. Ela se dará pelo período de cinco anos, podendo ser renovada por igual período.

A Secretária Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) já lavou o viaduto e realizou pequenos reparos. O espaço ainda ganhará nova iluminação, com lâmpadas em LED. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias