Notícias



Quadrilátero Central

Comerciantes do Centro Histórico temem que vendas sejam afetadas, mas reconhecem necessidade de obras

Preparação para os trabalhos de revitalização foi iniciada nesta segunda-feira

09/05/2022 - 20h55min


André Malinoski
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Trecho bloqueado foi sinalizado pela EPTC no Centro Histórico da Capital

A movimentação de pedestres era tranquila na manhã desta segunda-feira (9) no trecho bloqueado para estacionamento na Avenida Borges de Medeiros entre a Rua José Montaury e a Rua dos Andradas (Esquina Democrática). A prefeitura sinalizou o local com cavaletes, cones e fitas para começar a montagem do canteiro de obras do Quadrilátero Central, no Centro Histórico de Porto Alegre.  

Não havia maiores incômodos no trânsito, mas os comerciantes do entorno já antecipam que as vendas serão afetadas, apesar de reconhecerem a necessidade de melhorias urbanas.

— A revitalização do Centro é necessária, especialmente as calçadas, que estão muito depredadas. Acredito que afetará as vendas do comércio aqui — observa Carlos Alberto Baranzeli, 64 anos, proprietário de uma banca de revistas no trecho.

A prefeitura esperou a passagem do Dia das Mães, a pedido dos comerciantes, para montar o canteiro de obras. Há 27 anos como proprietário do ponto na região central, Baranzeli afirma que a revitalização será algo importante, elogia as intervenções feitas no Muro da Mauá e ainda faz um pedido:

Leia mais
Sebastião Melo estuda Carnaval de Porto Alegre sem cobrança de ingresso em 2023
Mutirão da Defensoria Pública do RS atende 120 famílias que buscam por uma vaga na Educação Infantil de Porto Alegre
Fila de espera por prótese dentária em Porto Alegre tem mais de 2 mil solicitações 

— A dificuldade maior é que não temos informações concretas. Parece que a prefeitura tem um projeto sobre a substituição das bancas de revistas — comenta, dizendo que gostaria de saber qual será o futuro de sua banca, muito procurada por fãs de filmes clássicos em DVDs.

Neste primeiro dia de bloqueio para estacionamento de veículos, apenas uma viatura da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estava estacionada na área. Os agentes orientavam a população sobre o fechamento, e policiais da Brigada Militar controlavam a segurança em posto localizado na Esquina Democrática. O bloqueio não alterou a vida de quem precisava circular pela área, e o comércio no entorno, inclusive os ambulantes, atuava normalmente. Também não havia desvios de trânsito ou do transporte público nas imediações.

— Essa medida está afetando o meu estabelecimento. Os clientes vão diminuir ainda mais. Não sei onde os fornecedores estacionarão agora — reclama o proprietário Adilar Giongo, 62, que possui uma lancheria há 12 anos na região bloqueada.

O comerciante questiona a prefeitura sobre alguns aspectos da medida:

— Por que a EPTC não permite que os fornecedores descarreguem nossos insumos antes de os trabalhos começarem?

Leia mais
Faltam profissionais em escola municipal de Porto Alegre
Com 102 novos leitos pediátricos, prefeitura espera aliviar gargalo no atendimento infantil em Porto Alegre
Moradores da Zona Leste redobram cuidados com avanço da dengue, em Porto Alegre

No outro lado da rua, há lojas de malas, sapatos e artigos esportivos. A gerente da Bagaggio, Elene Bes, 31, relata que a mudança, por enquanto, não afetou a movimentação de público no estabelecimento.

— Saberemos mais tarde, mas, até agora está sendo uma segunda-feira normal. Os nossos fornecedores já não estacionavam aqui na frente — diz.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), André Flores, explica que a instalação propriamente dita do material para o canteiro de obras acontecerá na noite desta segunda-feira:

— Para evitar qualquer tipo de problema ou acidente, decidimos começar a montagem mesmo durante o período da noite. Assim, evitamos qualquer possibilidade de afetar o comércio e o trânsito da região.

Conforme o titular da pasta, a carga e descarga de produtos para os comerciantes do trecho serão realizadas na José Montaury.

— Conversamos com a EPTC e a descarga de produtos vai ocorrer ali — salienta, citando que o canteiro de obras no trecho da Borges não vai pegar partes do passeio público.

Como será

Após a conclusão de montagem do canteiro de obras, a prefeitura começará os trabalhos na Rua Otávio Rocha, primeira via escolhida porque não passará por intervenções subterrâneas. No trecho entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores, o paralelepípedo será retirado e recolocado no mesmo lugar, onde será nivelado. Por sua vez, o passeio será todo em concreto. A previsão é de três meses para a conclusão das obras no passeio e no canteiro da Otávio Rocha. Em seguida, as intervenções serão direcionadas para a Rua dos Andradas e a General Vitorino (veja abaixo os detalhes em cada rua e avenida).

No caso da Rua dos Andradas, o projeto de mobiliário urbano prevê bicicletário, lixeiras, floreiras, bancas de revistas, mesas e bancos novos. As peças de granito serão reaproveitadas em detalhes do novo piso. Os investimentos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e chegam a R$ 16 milhões. A empresa responsável pela elaboração do projeto executivo é a Encop Engenharia.

Leia mais
Morador passa noite no banheiro após árvore cair sobre casa na zona norte de Porto Alegre
Porto Alegre confirma primeiro caso de raiva em morcego em 2022
Pop Center sorteia 130 lojas e busca retomada de clientes que diminuíram na pandemia

Redes de água

Também será realizada a substituição, pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), das redes de abastecimento de água existentes no Quadrilátero Central e trechos de ruas próximas ao perímetro. Serão substituídos 4,5 mil metros de tubulação. 

As intervenções do Dmae serão realizadas em trechos da Voluntários da Pátria, José Montaury, Andradas, General Vitorino, Uruguai, Borges de Medeiros, Marechal Floriano Peixoto, Vigário José Inácio e Doutor Flores. Além disso, está prevista a troca da rede de água no Largo Glênio Peres.   

Cronograma de obras

  • Início: 9 de maio (começo da montagem do canteiro de obras na Avenida Borges de Medeiros)
  • Primeiras intervenções: Rua Otávio Rocha (previsão para iniciar em 9 de junho e terminar três meses depois), seguida por Rua dos Andradas e General Vitorino
  • Previsão de execução das obras: 18 meses

Ruas e avenidas atingidas e o que será feito

Revitalização

  • Rua dos Andradas - trecho entre a Rua General Câmara (Ladeira) e a Marechal Floriano Peixoto. Intervenção prevista: reforma completa do calçadão de pedestres;
  • Rua dos Andradas - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Dr. Flores. Intervenções previstas: recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios;
  • Rua Uruguai - trecho entre a Rua dos Andradas e a Sete de Setembro. Intervenção prevista: reforma completa do calçadão de pedestres.

Urbanização

  • Rua Voluntários da Pátria - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Dr. Flores. Intervenções previstas: recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios;
  • Rua Otávio Rocha - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Dr. Flores. Intervenções previstas: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central;
  • Rua General Vitorino - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Dr. Flores, Intervenções previstas: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios;
  • Rua Doutor Flores - trecho entre a Rua General Vitorino e a Voluntários da Pátria. Intervenções previstas: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios;
  • Rua Vigário José Inácio - trecho entre a Rua General Vitorino e a Voluntários da Pátria. Intervenções previstas: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres;
  • Rua Marechal Floriano Peixoto - trecho entre a Rua General Vitorino e a Otávio Rocha. Intervenções previstas: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios;
  • Avenida Borges de Medeiros - trecho entre a Avenida Salgado Filho e a Sete de Setembro. Intervenções previstas: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias