Notícias



Na Redenção

25ª Parada Livre de Porto Alegre ocorre neste domingo

Evento, que abre a programação oficial do Mês do Orgulho LGBTQIA+, ocorre a partir do meio-dia

10/06/2022 - 21h00min


GZH
GZH

A 25ª edição da Parada Livre de Porto Alegre ocorre no próximo domingo (12), no Parque da Redenção. O evento, que estava marcado para o dia 5, foi adiado em uma semana devido à condição meteorológica. As atividades estão previstas para ocorrer das 12h às 22h.

Entre as atrações culturais confirmadas está o Bloco do Beijo, que fará a abertura do evento. Por volta das 15h, terá início uma marcha que dará a volta no parque, desde a Avenida Setembrina, seguindo por Osvaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa e retornando ao palco. Ao todo, estão previstos sete trios elétricos e um total de 30 atrações.

Estão previstas também intervenções poéticas e literárias para divulgar o cenário LGBTQIA+ local, regional, nacional e internacional. Outra novidade neste ano é a Rua dos Direitos, em que organizações sociais e instituições públicas apresentarão projetos e ações.

Leia mais
Parada Livre de Porto Alegre é transferida para o dia 12 de junho
Com pizza e hambúrguer a sorvete e açaí, complexo gastronômico da Redenção é inaugurado
Em meio a onda de furtos e vandalismo, cercamento dos parques volta ao debate em Porto Alegre

A Parada Livre vai contar ainda com um espaço reservado para pessoas com deficiência. As vagas especiais devem ser reservadas por meio de fomulário disponibilizado pela organização.

A edição de 2022 será a primeira da Parada Livre após dois anos, já que as anteriores foram suspensas por conta da pandemia. O evento abre a programação oficial do Mês do Orgulho LGBTQIA+. A prefeitura, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e Saúde (SMS), vai participar com orientações e prestação de serviços.

Das 9h às 15h, a unidade móvel da SMS vai estar próxima ao Monumento ao Expedicionário com vacinação contra a gripe para pessoas a partir de seis meses de idade. Já a partir das 12h, em estande próximo ao espelho d’água e ao palco principal, haverá orientações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV. Também será divulgado o acesso ao Ambulatório Trans, que oferece atendimento no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, e na Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga.

Programação do mês LGBTQIA+

A Semana do Orgulho LGBTQIA+, que vai do dia 26 a 30 de junho, deve contar com diversas ações de conscientização. Uma delas vai ocorrer na Rua General Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa, onde o meio-fio deve ser pintado nas cores do arco-íris.

A Coordenação de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da SMDS vai levar para o Centro Histórico, na Esquina Democrática, um dia de atendimentos específicos para gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e quem mais se sentir acolhido. Diferentes parceiros irão apresentar os direitos da comunidade, esclarecer as políticas já realizadas em Porto Alegre e oferecer serviços, como a realização de exames.

No dia 26, ocorre a Parada de Luta, com transmissão ao vivo nas redes sociais. Em 3 de julho, a programação será realizada na Orla do Gasômetro, com a parada saindo do Parque da Redenção e finalizando no palco montado na Edvaldo Pereira Paiva. Estes dois eventos são organizadas por coletivos da comunidade LGBTQIA+. A Prefeitura de Porto Alegre apoia os encontros com o financiamento da infraestrutura de palco, banheiros químicos, limpeza e apoio da EPTC no trânsito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias