Notícias



Seu Problema É Nosso

Moradora reclama da falta de pavimentação em Alvorada

Aos 65 anos, ela tem dificuldades de se locomover no trecho íngreme da via, sobretudo em dias de chuva

01/06/2022 - 11h27min

Atualizada em: 01/06/2022 - 11h28min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Rua sem asfalto gera transtornos para os moradores

Há 28 anos, a aposentada Celina Figueiredo reside na Rua Montevidéu, no bairro Aparecida, em Alvorada. Ela afirma que, neste período, nunca a via foi pavimentada pelo município e, mais recentemente, ainda se tornou um desafio. Aos 65 anos, a moradora passou a ter dificuldades de se locomover no trecho íngreme que vai da casa em que vive até a esquina com a Rua Padre Chagas.

– Tenho dificuldades para caminhar. No chão batido é ainda pior. O esforço me causa muitas dores – explica.

Celina conta que a prefeitura canalizou o esgoto da Montevidéu na mesma época em que o asfalto foi colocado na Padre Chagas, a via vizinha. A pavimentação, no entanto, não chegou: 

– Melhorou pouca coisa. Nos dias de chuva, continua sendo horrível, a gente tem que subir e descer a rua no meio do barro.

Além disso, a aposentada queixa-se que, para tapar os buracos, os vizinhos colocam pedras e entulhos. Foi a forma encontrada de evitar que os veículos quebrem ao trafegar pelo trecho. Porém, diz, em dias chuvosos, esses materiais escorrem junto com a enxurrada e invadem seu pátio.

Sem acesso

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Nos dias de chuva, entulhos entram no pátio de Celina

Conforme Celina, os transtornos não se resumem aos dias de chuva. Por causa das condições de tráfego, ela revela que os carros de aplicativos não costumam aceitar descer pela via. Em geral, buscam e deixam os moradores no trecho de asfalto da Padre Chagas.

– Nem só para mim é ruim. Meu filho é músico e tem que subir a rua com os equipamentos de trabalho todos os dias para poder pegar o transporte – revela.

Outro ponto que desperta preocupação é o risco de acidentes que o trecho oferece. Ela diz que, quando fica molhado, o solo se torna escorregadio, e até mesmo os carros patinam ao subir e descer a via.

LEIA MAIS
Grupo precisa de apoio financeiro para finalizar filme sobre dislexia em Porto Alegre
Após queda de árvore, morador segue vivendo de forma precária
Família reclama de espera por internação em Canoas

– E é um perigo para nós também, que passamos a pé. Imagina, cair em uma lomba, na minha idade, seria horrível – complementa.

Segundo Celina, a prefeitura de Alvorada já foi procurada, através do protocolo 1632/2022, mas não houve retorno positivo quanto à pavimentação da via.

Opção: iniciativa comunitária

A prefeitura de Alvorada explica que o asfaltamento na Rua Padre Chagas foi viabilizado por meio de emenda parlamentar. Diz ainda que, neste momento, não há previsão de que a Rua Montevidéu receba pavimento.

O município afirma que “a opção viável seria a modalidade de pavimentação comunitária, que é realizada através da parceria entre a prefeitura e a comunidade”. Na parceria citada, a gestão municipal fornece os materiais, e os moradores pagam pela mão de obra. “Para isso, é necessário um abaixo-assinado que deverá ser protocolado na prefeitura”, finaliza a nota enviada pelo município.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias