Pórtico começa a ser construído no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho; saiba o que vai ser realizado no local - Notícias

Versão mobile

 
 

Evento de lançamento29/06/2022 | 22h03Atualizada em 29/06/2022 | 22h03

Pórtico começa a ser construído no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho; saiba o que vai ser realizado no local

Novidades do futuro espaço temático turístico inspirado no folclore, tradição, origem, etnias e cultura gaúcha serão apresentadas em 5 de julho; obras começam em outubro e entrega à população é prevista para maio de 2023

Pórtico começa a ser construído no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho; saiba o que vai ser realizado no local Lauro Alves / Agencia RBS/Agencia RBS
Pórtico de madeira está sendo construído para evento da próxima terça-feira (5) Foto: Lauro Alves / Agencia RBS / Agencia RBS

Um pórtico de madeira está sendo construído em trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), mas ainda não se trata de estrutura do futuro espaço temático turístico inspirado no folclore, tradição, origem, etnias e cultura gaúcha em que se transformará a área verde. O pórtico vai servir para um evento fechado para 200 pessoas que será realizado na próxima terça-feira (5) no parque, onde todos os detalhes sobre as reformas a serem realizadas no local deverão ser explicados pela GAM3 Parks, concessionária do Harmonia e do trecho 1 da Orla.  Entre os convidados estão autoridades municipais, estaduais, investidores, patrocinadores e imprensa. Depois, esse pórtico será removido.

— Nossa expectativa é de que as obras (de reformulação do Harmonia) comecem em outubro — antecipa Vinícius Garcia, diretor de negócios da GAM3 Parks, salientando que os pedidos de licença ambiental já foram entregues para a prefeitura.

As obras contemplarão a fase 1 do projeto. A previsão é de que essa etapa seja finalizada em maio de 2023, e contemple o pórtico oficial de acesso, a Avenida da Harmonia (onde ficará a entrada principal do parque), a Praça da Harmonia (com 20 operações temáticas, a maioria com opções gastronômicas), a nova churrascaria (já em obras), o centro de eventos revitalizado (Casa do Gaúcho), a roda-gigante (com previsão de entrega para maio), os equipamentos de diversão e entretenimento para crianças, mais as vilas alemã e italiana.

LEIA MAIS
Quiosques já estão instalados na orla do Guaíba; saiba o que será vendido em cada um
Escadas rolantes do Mercado Público começam a ser instaladas, e segundo piso pode ser reaberto em julho
Região Metropolitana tem debandada de imigrantes senegaleses e haitianos; entenda os motivos 

— A partir de maio do ano que vem, teremos essa entrega para a população. As pessoas poderão curtir o parque já aberto — estima Garcia.

O Harmonia será remodelado e servirá de referência cultural e de lazer durante o ano inteiro, e não apenas nas celebrações da Semana Farroupilha, data comemorada em setembro. O pórtico simbólico e temporário que está sendo erguido vai contar com imagens e informações do que deverá ser realizado em todo o parque nos próximos meses. As demais etapas do projeto serão anunciadas em coletiva de imprensa no próprio dia 5.

Em março, a prefeitura autorizou a instalação de uma roda-gigante de 66 metros de altura no local, em um ponto com vista privilegiada para o pôr do sol. Segundo o projeto, será a única roda-gigante do mundo estaiada (com apenas um tubo treliçado). Além disso, deverá possuir um painel circular de lâmpadas de LED, junto ao centro da estrutura e nos dois lados. Isso possibilitará que o equipamento seja visto iluminado durante a noite.

— Ela é uma das rodas-gigantes mais tecnológicas que existem hoje no mercado, com o mesmo formato da roda de Camboriú, mas mais moderna e parecida com a de São Paulo. Conta com cabines fechadas e climatizadas para até seis pessoas. O giro do passeio será de 20 minutos, o que dará uma vista linda do parque e do pôr do sol do Guaíba — detalha o diretor.

Uma parte da roda-gigante está sendo produzida na Europa, e outra, na Ásia. O equipamento virá de navio, chegando provavelmente pelo porto de Santos ou de Itajaí, o que ainda não foi definido. Antes da chegada e da montagem em Porto Alegre, será feita a fundação no solo do parque para sustentar o aparelho de diversão.

O titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, explicou a questão legal das obras:

— Eles (GAM3 Parks) complementaram toda a documentação necessária para fazermos a avaliação urbanística e de construção da proposta para o parque. Todos os estudos foram feitos e temos a expectativa de aprovarmos ainda em julho, para, na sequência, começarem as obras de intervenção.

O secretário também comentou sobre a roda-gigante:

— A roda-gigante já foi aprovada e tem o aval do município, podendo começar a obra imediatamente.

O equipamento será uma espécie de novo ícone da cidade. Com a roda-gigante instalada, possivelmente perto da Rótula das Cuias, espera-se que o Parque Harmonia se torne um dos principais pontos turísticos do Estado, atraindo visitantes de vários lugares do país. 

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros