Notícias



Imunização

Saiba onde se vacinar contra a gripe e covid-19 neste sábado em Porto Alegre 

Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará três pontos para aplicação das doses

17/06/2022 - 22h02min


GZH
GZH
Alex Rocha / PMPA
Vacinas contra a gripe e covid-19 estarão disponíveis em três pontos para adultos e crianças neste sábado em Porto Alegre

Os porto-alegrenses que precisam colocar em dia o calendário de vacinação contra a gripe e o coronavírus têm três opções de locais para receber os imunizantes na Capital neste sábado (18). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará as doses nas unidades de saúde Esmeralda e Primeiro de Maio, para crianças, e no Shopping João Pessoa, para adultos. O atendimento ocorrerá das 9h às 16h.

LEIA MAIS
Ministério da Saúde pode perder 28 milhões de doses de vacinas contra covid-19 até agosto, aponta TCU
Com alta no contágio por covid-19, Estado emite avisos para todas as regiões pela quarta vez consecutiva
Pessoas de 15 e 58 anos poderão receber doses de reforço a partir de sexta-feira em Porto Alegre


A primeira dose da vacina contra covid-19 estará disponível para crianças de 5 a 11 anos, das 9h às 16h. A segunda dose de Coronavac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose, é preciso apresentar o documento de identidade do pai, da mãe ou do responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da imunização. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança. No caso da segunda dose, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação.

Adultos e adolescentes

A primeira dose da vacina contra covid-19 será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a imunização, basta apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac, há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A terceira dose estará disponível para pessoas a partir de 58 anos e imunocomprometidos a partir de 18 anos, vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses. Em relação às demais vacinas, estão aptas todas as pessoas a partir de 15 anos vacinadas com a segunda dose há quatro meses, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há oito semanas. Além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Já a quarta dose estará disponível para imunocomprometidos a partir de 60 anos vacinados com Janssen no esquema primário (primeira e segunda dose) e, no caso das outras vacinas, para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas a partir de 58 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacina contra gripe

A vacina contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Crianças devem aguardar 15 dias após a vacina contra a covid-19 para receber a nova imunização. Para os demais públicos, é possível fazer as duas vacinas ao mesmo tempo.

Onde receber os imunizantes neste sábado

Vacinação contra a gripe e covid-19 para crianças
/// Unidade de Saúde Esmeralda:
das 9h às 16h, na Rua Dolores Duran, 1.621, bairro Agronomia
/// Unidade de Saúde Primeiro de Maio: das 9h às 16h, na Avenida Professor Oscar Pereira, 6.199, bairro Cascata

Vacinação contra a gripe e Covid-19 para adultos
/// Shopping João Pessoa:
das 9h às 16h, na Avenida João Pessoa, 1.831, bairro Farroupilha 

Sintomas respiratórios
///
Durante o feriadão, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um pronto-atendimento ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.

Pronto-atendimento 24h para pessoas com sintomas respiratórios
/// PA Cruzeiro do Sul:
Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
/// PA Bom Jesus: Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
/// PA Lomba do Pinheiro: Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro
/// UPA Zona Norte Moacyr Scliar: Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias