Notícias



Zona Leste

Cinco meses após início das instalações, 181 famílias ainda não receberam caixas d'água no Morro da Cruz

Prefeitura de Porto Alegre espera concluir serviço antes do verão; Dmae anunciará novas redes de distribuição de água na região na próxima semana

26/07/2022 - 22h30min

Atualizada em: 27/07/2022 - 09h39min


Jonathan Heckler / Agencia RBS
Alexandre Cunha é um dos cadastrados que até hoje não recebeu o recipiente em casa

Iniciadas em fevereiro deste ano, as entregas de caixas d’água na região do Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre, ainda não foram concluídas. Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), responsável pela coordenação do projeto, das 461 famílias habilitadas para receber os recipientes, 181 ainda aguardam a entrega e 280 já estão com as estruturas em suas residências — destas, 191 já estão com o equipamento instalado.

LEIA MAIS
Sobre pilha de tijolos e em cima de churrasqueira: moradores do Morro da Cruz reclamam de instalação de caixas d'água pela prefeitura
Dois meses após decreto de emergência, moradores do Morro da Cruz ainda reclamam de instabilidade no abastecimento de água
Primeiro dia de emissão da nova carteira de identidade tem horas de espera para atendimento em Porto Alegre


No Beco 3, uma via não pavimentada e de difícil acesso no topo do Morro da Cruz, alguns moradores dizem não ter ficado sabendo do cadastramento feito durante o verão para o recebimento das caixas d’água.

— Agora que tu me perguntou que eu fiquei sabendo, sinceramente — comenta Wellington Vieira, um residente da via.

Alexandre Cunha, que mora há 45 anos no Morro da Cruz, fez o cadastramento para o receber uma caixa d’água e é um dos 181 moradores que não receberam o recipiente. Três casas nas redondezas da sua contam com as estruturas: todas adquiridas pelos próprios moradores. 

A casa onde Alexandre mora com a esposa e três filhos fica alguns lances de escadaria distante do ramal mais próximo disponibilizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

—  Eu mesmo fiz toda a instalação para a minha casa. O Dmae disse que não instalaria a caixa d’água porque temos ramal d’água — diz Alexandre. 

O Dmae afirma que o cadastramento e a instalação das caixas d’água ficaram sob responsabilidade do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), de competência da secretaria municipal, e que a região onde reside Alexandre não tem ligações regulares de água.

André Machado, secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, afirma desconhecer casos de falta de cadastramento naquela região do Morro da Cruz. Ele diz que os nomes de moradores com desabastecimento crônico foram colhidos e que a pasta vai investigar os casos relatados.

— A prefeitura nunca deixou de trabalhar. Inclusive, deslocamos os agentes do Demhab de outros atendimentos para essa situação — comenta Machado.

Alguns metros antes da escadaria que dá acesso à casa de Alexandre, uma grande fuga de água potável banhava um terreno baldio atrás da residência, provocando pequenos deslizamentos. O morador diz ter procurado o Dmae repetidas vezes, mas o problema não foi solucionado. Consultado, o departamento afirma que solicitou uma verificação na área e que uma equipe deve comparecer ao local ainda nesta semana. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) afirma que uma terraplanagem está programada para a via.

Conclusão das entregas é prometida para "até o verão”

De acordo com o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, o atraso nas entregas das caixas d’água, sobretudo nas regiões mais elevadas do Morro da Cruz, se deu pela necessidade de melhorias por parte do Dmae. Um novo projeto do departamento, a ser anunciado no dia 4 de agosto, qualificará o fornecimento de água em regiões de Porto Alegre que estão acima dos 200 metros de altitude em relação ao Guaíba, como no caso de pontos do Morro da Cruz.

— Uma vez que tivermos o perímetro das novas áreas atendidas pelo Dmae, as entregas serão retomadas. O que nós esperávamos é que esse projeto do Dmae estivesse concluído no início do mês de julho, mas em agosto faremos uma reunião e apresentaremos medidas para os moradores — comenta o secretário.

Machado também afirma que foi feita uma reunião em seu gabinete no dia 8 de junho, com a participação de moradores, em que foi comunicada a suspensão das entregas até que fossem mapeados os pontos que não seriam abastecidos após as intervenções do Dmae.

De acordo com o setor de engenharia do Dmae, serão 5.943 metros de novas redes implantadas em pontos elevados da Capital, com 447 novas ligações de água previstas. De acordo com a secretaria, as obras do projeto devem começar já em agosto. Em março, o Dmae havia trabalhado na capacidade de bombeamento do Reservatório Cota 200, também no Morro da Cruz, que apoiava o fornecimento de água para regiões até 200 metros acima do nível do Guaíba.

— Já foi investido um bom montante na região do Morro da Cruz pelo Dmae no sentido de melhorar o abastecimento, então não acreditamos em novos problemas da mesma proporção, mas as 181 caixas d’água serão entregues até o verão — diz Machado.

Confira outras notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias