Em meio ano, WhatsApp do 156 já registrou mais de 62 mil atendimentos; veja como funciona - Notícias

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Assistência ao Cidadão04/07/2022 | 21h37Atualizada em 04/07/2022 | 21h37

Em meio ano, WhatsApp do 156 já registrou mais de 62 mil atendimentos; veja como funciona

Pelo aplicativo é possível tirar dúvidas e abrir protocolos relacionados a limpeza urbana, iluminação pública, impostos e taxas, entre outros

Em meio ano, WhatsApp do 156 já registrou mais de 62 mil atendimentos; veja como funciona Lauro Alves / Agencia RBS/Agencia RBS
Canal tem 15 categorias sugeridas no começo da interação Foto: Lauro Alves / Agencia RBS / Agencia RBS
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Com meio ano de implementação, o WhatsApp do 156, Central de Suporte ao Cidadão de Porto Alegre, teve mais de 62 mil atendimentos registrados. Além das respostas automatizadas de chatbot (software desenvolvido para simular a conversação humana), também há funcionários que, desde março, abrem protocolos para o morador por meio da ferramenta. Isso possibilitou que, além de repassar informações, sejam realizados também registros de protocolos para serviços públicos demandados pela população.

O número do WhatsApp é (51) 3433-0156. São 15 as categorias sugeridas no começo da interação pelo aplicativo de mensagens: Trânsito e Transporte, Água e Esgoto, Zeladoria: Árvores e Tapa-Buracos, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social - FASC, Iluminação Pública, Procon, Limpeza Urbana, Agendamento da Orla, Dengue, Escritório de Licenciamento, Castração de cães e gatos e Mais Comunidade. O horário de atendimento é 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira.

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Os serviços disponíveis no menu são os mais recorrentes e com maior demanda, assim como ações sazonais e de duração temporária, como combate à dengue, por exemplo. Mas a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Adriana Gambino, explica que o cidadão não precisa se restringir às opções oferecidas no canal.

— Qualquer serviço que pode ser solicitado pelo atendimento humano pelo 156 telefone também pode ser requisitado pelo atendimento humano no WhatsApp — diz ela, explicando que o objetivo é agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera nas ligações telefônicas para o 156.

Até o momento, abril registrou o recorde de atendimentos por WhatsApp, com  24.338 solicitações. Foi o mês que a Secretaria Municipal da Fazenda passou a utilizar o serviço para agilizar a comunicação com o contribuinte — a maior demanda foi por informações relacionadas a Impostos e Taxas (opção 4).

O cidadão também pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 156, o site 156Web, o aplicativo para dispositivos móveis 156+POA, e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. 

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