Notícias



Alta procura

Emergências de Porto Alegre voltam a apresentar superlotação nesta segunda-feira

Conforme a prefeitura, 259 novos leitos foram abertos desde maio na cidade

11/07/2022 - 21h57min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Mais uma vez emergências de hospitais e pronto-atendimentos estão lotados em Porto Alegre

Assim como aconteceu no fim de semana, emergências do setor adulto que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre voltaram a apresentar superlotação na manhã desta segunda-feira (11). Os dados foram atualizados em um painel mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

LEIA MAIS
Nova variante do coronavírus ganha força e preocupa cientistas
Recipiente com água e um canudo: com materiais simples, estudante de Fisioterapia cria aparelho para melhorar expansão pulmonar
2,75 milhões de gaúchos estão com a terceira dose contra a covid atrasada

Chama a atenção a situação do Pronto-Atendimento (PA) da Bom Jesus, com lotação de 271,43%, e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na Zona Norte, com 211,76%. Os demais PAs também registraram grande procura, com ocupação de 158,33% na Cruzeiro do Sul e de 100% na Lomba do Pinheiro. 

Entre os hospitais, o de Clínicas é o que apresenta maior percentual de lotação, com 164,29% — são 56 leitos e um total de 92 adultos internados. Na instituição, cinco pacientes aguardam por vagas de UTI. Já no Hospital Nossa Senhora da Conceição, são 80 pessoas internadas para um total de 64 leitos, com percentual de ocupação de 125%. 

Os hospitais da Restinga e Vila Nova, na zona sul da Capital, apresentam lotação inferior a 100%. A Santa Casa teve atualização feita somente na tarde de domingo, quando 37 pessoas eram atendidas, sendo que são 24 leitos, e o percentual de ocupação era de 154,17%. 

Na área pediátrica, alguns hospitais também enfrentam superlotação. No começo da tarde desta segunda-feira, os hospitais Conceição e Santo Antônio apresentam taxa de ocupação de 168% e de 118,18%, respectivamente. No Hospital de Clínicas, chegou 220%, e duas crianças aguardavam uma vaga em leitos de UTI. Os hospitais da Restinga e Vila Nova e todos os pronto-atendimentos apresentam leitos livres para atendimento. 

O que diz a prefeitura 

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que observou aumento na procura por serviços de saúde nas últimas semanas, principalmente de pessoas com sintomas respiratórios. Assim, a pasta está em contato permanente com hospitais e com o governo do Estado para ampliar o número de leitos e desafogar os serviços de saúde da Capital. 

Desde maio, conforme a SMS, 259 novos leitos foram abertos em Porto Alegre, entre adultos e pediátricos. Os espaços são abertos pelas próprias instituições hospitalares, sem custos ao município. Segundo a pasta, foram abertos 38 novos leitos no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, 33 no Hospital Restinga e Extremo Sul, 40 no Hospital Vila Nova, 20 no Hospital Independência, 32 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, 46 na Santa Casa e 50 no Hospital São Lucas da PUCRS. 

Ainda segundo a SMS, cerca de 60% das pessoas que aguardam internação em hospitais da Capital são de outras cidades — por isso, a prefeitura pede que a população priorize o atendimento em seu município de residência. Já para moradores de Porto Alegre, a orientação é que, em casos leves, busquem atendimento em alguma das 132 unidades de saúde. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias