Notícias



Levantamento

Saiba como será feito o Censo 2022, que começa nesta segunda-feira

Feito pela última vez em 2010, o levantamento nacional estará na 13ª edição

31/07/2022 - 22h07min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Feito pela última vez em 2010, o levantamento nacional estará na 13ª edição

Uma das maiores operações censitárias do mundo começa nesta segunda-feira (1º): o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Feito pela última vez em 2010, o levantamento nacional estará na 13ª edição, que deveria ter sido realizada há dois anos, mas acabou prorrogada por conta da pandemia de coronavírus. Mais de 180 mil recenseadores estarão nas ruas de todo o Brasil para ouvir a população. No Rio Grande do Sul, serão cerca de 11 mil pessoas fazendo este trabalho. 

LEIA MAIS
Com mais de 900 vagas no Estado, IBGE abre seleção para contratar recenseadores
Censo: como identificar um recenseador do IBGE
Especialistas explicam como criou-se a alta taxa de informalidade histórica do Brasil

A expectativa é identificar cerca de 75 milhões de domicílios particulares. O Censo atualizado permitirá conhecer detalhes de como a população vive hoje, quantas são as pessoas e onde elas estão no Brasil, entre outras informações. A pesquisa pretende atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo está previsto para ser encerrado em outubro.

Neste ano, o Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.

No domicílio, durante a visita do recenseador, o morador pode optar por responder ao Censo 2022 pela internet. 

Segundo o IBGE, os resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município deverão ser publicados em 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados. Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

O lançamento oficial ocorrerá nesta segunda, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, acompanhado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Em entrevista à Agência Brasil, o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, ressaltou que a pesquisa não é da instituição, mas do Brasil, e que responder ao Censo é um ato de cidadania. 

— O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua.  É como votar, como tirar um documento. É fundamental que todo cidadão procure ser recenseado e receba o recenseador do IBGE. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil — afirmou. 

Tire as suas dúvidas

Local para a entrevista

/// O cidadão precisa estar em seu domicílio para ser entrevistado. Todas as casas serão geolocalizadas. Será possível saber com exatidão a quantidade de domicílios em determinado local. 

A pesquisa

/// O Censo é constituído de dois questionários.

/// O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. 

/// O Questionário Amostra terá 77 questões e 11% da população precisará respondê-lo.

/// Conta-se todos os moradores residentes em domicílios particulares e coletivos, na data de referência.

/// São também recenseadas as pessoas que estão ausentes de seu domicílio por motivo de viagens, estudo, trabalho ou internação em hospital, por menos de 12 meses.

/// A investigação das características dos domicílios e das pessoas neles residentes terá como data de referência a meia-noite do dia 31 de julho para 1º de agosto de 2022. Portanto, de acordo com este critério, as pessoas nascidas após esta data serão excluídas do Censo, pois não farão parte do conjunto de moradores do domicílio na data de referência. Já as pessoas falecidas após esta data serão incluídas, pois eram moradoras do domicílio na data de referência.

Como responder pela internet

/// O morador poderá optar por não responder ao recenseador e repassar suas informações via internet. 

/// O morador receberá um E-ticket no momento em que o recenseador passar pelo seu domicílio. 

/// Para receber o e-ticket com login e senha de acesso ao questionário virtual, o morador deve informar email e telefone ao recenseador. 

/// O IBGE enviará um lembrete ao morador por mensagem de texto (SMS) e email.

/// Se o morador cadastrado não responder ao Censo pela internet, o Centro de Apoio ao Censo (CAC) ligará para ele. Além de esclarecer dúvidas, o morador poderá solicitar ao agente do CAC que ele preencha o questionário. Para isso, será enviada uma contrasenha por SMS e email.

/// Se o questionário do Censo continuar sem respostas, um agente do CAC ligará novamente. 

/// O e-ticket expira em sete dias. A partir daí, o recenseador estará liberado para voltar ao domicílio que não responder pela internet e coletar as informações de forma presencial.

/// Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.

Como identificar o recenseador na abordagem

/// Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. 

/// Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. 

/// Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. 

/// A identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE pode ser confirmada pelo fone 0800 721 8181 ou diretamente pelo site RESPONDENDO AO IBGE

Será preciso digitar a matrícula ou RG ou CPF do recenseador. As informações sobre ele estarão no crachá de apresentação. 

Novidade no Censo 2022

/// Será possível identificar com mais detalhes pessoas que vivem em comunidades quilombolas e em comunidades indígenas, pois elas terão questionários específicos.

/// Haverá também perguntas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas diagnosticadas por profissional de saúde com transtorno de espectro autista (TEA).

Como tirar as dúvidas por telefone

/// A partir de 1º de agosto de 2022, estará disponível o telefone 0800 721 8181, todos os dias, das 8h às 21h30min. 

Confira outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias