Veja como fazer a flor de creme de avelã da Letícia - Notícias

Versão mobile

 
 

Receita do leitor06/07/2022 | 15h35Atualizada em 06/07/2022 | 15h35

Veja como fazer a flor de creme de avelã da Letícia

Preparação é resultado da paixão da chef por pães e de muitos testes realizados ao longo de seus estudos na cozinha

Veja como fazer a flor de creme de avelã da Letícia Arquivo pessoal / Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Letícia é uma admiradora de pães e bolos desde a infância Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Na memória, a chef de confeitaria Letícia Andreatta Nunes, 44 anos, guarda os momentos que viveu com a mãe na cozinha. 

– Eu colocava um banquinho ao lado dela para poder alcançar a pia e ajudá-la a preparar os pratos que ela fazia para a gente, sempre com muito amor e maestria – relembra. 

É por isso que, hoje, ela considera que sua relação com a gastronomia teve início ainda na infância. Não era apenas em casa, porém, que a moradora de Caxias do Sul, gostava de apreciar as delícias da cozinha. 

 LEIA MAIS:
Almôndegas de abobrinha: confira a receita da Júlia
Pensando no Dia da Gastronomia Sustentável, Cláudia ensina a fazer a bolacha cracker com sobra de arroz 

Pães

Letícia diz que sempre gostou de ir até a padaria e ficar observando todas as delicias que são expostas nos balcões. Só não sabia, ainda àquela altura, que o passatempo era, na verdade, paixão. A ficha caiu apenas mais tarde. 

– Eu morava em Curitiba e fui fazer um curso de pâtisserie e boulangerie (especializações gastronômicas voltadas à produção de bolos e pães, respectivamente). Comecei com o objetivo de aperfeiçoar as minhas técnicas e me apaixonei pela arte de fazer pães – explica. 

Da liberdade criativa que tinha no curso, saiu a receita que a chef traz para os leitores do Diário Gaúcho: a flor de creme de avelã. Letícia diz que desenvolveu a preparação após testar ingredientes e combiná-los de forma a chegar no sabor, textura e maciez que desejava. 

– Agora, em cada lugar que eu apresento a minha flor, o sucesso é garantido. 

MEU SEGREDINHO
/// Se for pincelar algo no pão para dar brilho, nunca passe sobre o creme de avelã, apenas na massa. 

INGREDIENTES

  300g de farinha trigo
4,5g de sal
45g de açúcar
30g de gemas
120g de leite
24g de manteiga
24g de fermento fresco
30g de água
1 pote de creme de avelã (350g)

LEIA MAIS
Aprenda a fazer a banoffee com biscoito da Rô
No ritmo das festas de São João, aprenda a fazer o brigadeiro de pinhão da Angélica
Veja como fazer a torta alemã da Mari Araújo

MODO DE PREPARO

///  Em uma vasilha, coloque parte da farinha, faça uma cavidade nela, coloque o fermento, a água morna e cubra com o restante da farinha. Após 15 minutos, adicione os demais ingredientes, com exceção do creme de avelã, e amasse até a massa ficar lisa. Faça quatro bolinhas de aproximadamente 100g cada. 

Na memória, a chef de confeitaria Letícia Andreatta Nunes, 44 anos, guarda os momentos que viveu com a mãe na cozinha. _ Eu colocava um banquinho ao lado dela para poder alcançar a pia e ajudá-la a preparar os pratos que ela fazia para a gente, sempre com muito amor e maestria _ relembra. É por isso que, hoje, ela considera que sua relação com a gastronomia teve início ainda na infância. Não era apenas em casa, porém, que a moradora de Caxias do Sul, gostava de apreciar as delícias da cozinha. <!-- NICAID(15129397) -->
Deixe descansar por mais 30 minutos.Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

/// Após, abra as bolinhas em discos de massa e vá intercalando camadas de massa e creme de avelã. 

Na memória, a chef de confeitaria Letícia Andreatta Nunes, 44 anos, guarda os momentos que viveu com a mãe na cozinha. _ Eu colocava um banquinho ao lado dela para poder alcançar a pia e ajudá-la a preparar os pratos que ela fazia para a gente, sempre com muito amor e maestria _ relembra. É por isso que, hoje, ela considera que sua relação com a gastronomia teve início ainda na infância. Não era apenas em casa, porém, que a moradora de Caxias do Sul, gostava de apreciar as delícias da cozinha. <!-- NICAID(15129399) -->
Ao final, serão quatro discos de massa e três de creme.Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

/// Coloque um copo no centro do disco superior e aperte-o para a massa. Depois, corte com uma espátula 16 pedaços, como se fossem fatias. Pegue de dois em dois pedaços e gire-os, juntando as pontinhas de cada um. 

Na memória, a chef de confeitaria Letícia Andreatta Nunes, 44 anos, guarda os momentos que viveu com a mãe na cozinha. _ Eu colocava um banquinho ao lado dela para poder alcançar a pia e ajudá-la a preparar os pratos que ela fazia para a gente, sempre com muito amor e maestria _ relembra. É por isso que, hoje, ela considera que sua relação com a gastronomia teve início ainda na infância. Não era apenas em casa, porém, que a moradora de Caxias do Sul, gostava de apreciar as delícias da cozinha. <!-- NICAID(15129398) -->
Ao final serão oito pétalasFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

/// Deixe a preparação descansar e crescer até dobrar de volume. Por fim, asse no forno por aproximadamente 15 minutos, com temperatura de 160°c a 180°c. 

Na memória, a chef de confeitaria Letícia Andreatta Nunes, 44 anos, guarda os momentos que viveu com a mãe na cozinha. _ Eu colocava um banquinho ao lado dela para poder alcançar a pia e ajudá-la a preparar os pratos que ela fazia para a gente, sempre com muito amor e maestria _ relembra. É por isso que, hoje, ela considera que sua relação com a gastronomia teve início ainda na infância. Não era apenas em casa, porém, que a moradora de Caxias do Sul, gostava de apreciar as delícias da cozinha. <!-- NICAID(15129400) -->
Temperatura pode variar dependendo da potência do aparelhoFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Rendimento: 1 unidade
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Produção: Guilherme Jacques

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros