Investimento na saúde
Nova emergência SUS da Santa Casa será inaugurada nesta quarta-feira
Serviço fica no térreo do Hospital Nora Teixeira e terá área quatro vezes maior do que o espaço atual
Será inaugurada nesta quarta-feira (19), para imprensa e convidados, a nova emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, instituição que está completando 219 anos. O espaço fica no térreo do Hospital Nora Teixeira, prédio de 15 andares que terá outros serviços, a serem iniciados futuramente.
A transferência dos pacientes hoje atendidos na emergência localizada no Hospital Santa Clara, ao lado, começará na quinta-feira (20). O novo setor, com área quatro vezes maior do que o atual, recebia os retoques finais na manhã desta terça-feira (18), quando foi visitado pela reportagem de GZH.
A emergência é o primeiro serviço a entrar em funcionamento no Hospital Nora Teixeira, que teve a construção iniciada em 2020, viabilizada a partir da doação inicial de R$ 80 milhões do casal de empresários Alexandre Grendene e Nora Teixeira. O custo total da obra é estimado em R$ 250 milhões.
Leia mais
Pronto-atendimento virtual opera em Esteio
Victor: na luta contra AME tipo 1
Em Alvorada, moradora espera por consulta especializada há três anos
O número de atendimentos pelo SUS será mantido, mas com aumento de leitos fixos para observação: dos atuais 13 para 28 leitos. A sala de medicação disponibilizará 18 lugares, seis a mais do que no espaço atual. Também haverá mais salas de acolhimento e consultórios, três salas de estabilização clínica — onde ficam os doentes mais graves — e um centro de diagnóstico por imagem, com aparelhos de tomografia, raio X e ecografia.
No local que está deixando de operar, é necessário fazer o transporte dos pacientes para outros prédios da Santa Casa quando são pedidos esses exames de imagem, e a partir de agora não será mais preciso, o que representa grande diferença não só para o conforto, mas também para a segurança de quem é atendido.
Ana Paula Aerts, coordenadora médica das emergências da Santa Casa, celebra o salto de qualidade para acolhimento dos pacientes e também no ambiente de trabalho para os colaboradores.
— São duas possibilidades de melhoria muito importantes. Nosso foco, neste momento, são a qualidade assistencial e o atendimento das pessoas certas, no lugar certo e na hora certa. Um espaço físico maravilhoso, com uma capacidade técnica indescritível, usando as melhores tecnologias do mundo — comenta a médica emergencista.
A nova emergência SUS da Santa Casa
Serviço está localizado no térreo do Hospital Nora Teixeira
- Área de atendimento com 2.325 metros quadrados, quatro vezes maior do que a anterior
- Aumento do número de leitos fixos na sala de observação, com boxes individuais, de 13 para 28 (sendo três de isolamento)
- Três salas de estabilização clínica
- Unidade para casos de acidente vascular cerebral (AVC)
- Dois postos de enfermagem na sala de observação, permitindo atendimento mais ágil
- Aumento do número de posições para medicação, passando de 12 para 18 poltronas
- Mais salas de acolhimento e consultórios, sendo uma delas específica para eletrocardiografia
- Centro de Diagnóstico por Imagem para realização de tomografia, raio X e ecografias
- Aumento do número de consultórios, passando de quatro para seis