Seu Problema é Nosso
Projeto solidário quer virar Oscip
Sigla significa Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, tipo de entidade do terceiro setor
A iniciativa conhecida como Juntos Somos Mais Fortes, que atua com ações solidárias em Porto Alegre e na Região Metropolitana, busca apoio financeiro para se tornar uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) — tipo de entidade do terceiro setor. O projeto, que nos documentos se chamará Mãos que Alimentam, quer arrecadar R$ 3 mil.
— Tem muitas empresas hoje que nos procuram para poder ajudar, só que elas não conseguem por não termos o CNPJ, porque daí elas conseguiriam abater no imposto de renda. E, através disso, conseguiríamos ajudar muito mais pessoas — explica o presidente da iniciativa, Paulo Barbosa, mais conhecido como Fubá.
Ele acrescenta, ainda, a possibilidade de conseguirem um espaço físico próprio e de terem ajuda governamental. Como esclarece, o valor será utilizado para pagar as assinaturas de advogado e contador, as taxas da Receita Federal e do cartório e o e-CPF — versão eletrônica do CPF — dos oito membros da diretoria.
LEIA MAIS
Em Canoas, bebê busca apoio para cirurgia no crânio
Mãe pede ajuda para alugar respirador para a filha
Família consegue medicamento de R$ 1,6 milhão para tratar câncer
Atuação
No momento, o grupo também está aceitando ajuda gratuita de algum contador. Para contribuir, entre em contato com Fubá, pelo número (51) 98513-2834.
O projeto Juntos Somos Mais Fortes surgiu em 2020, vendo a dificuldade das pessoas em situação de rua e dos moradores de comunidades. Hoje, a iniciativa entrega marmitas aos sábados e, para crianças, também faz entregas de lanches no meio da semana. O grupo tem, ainda, ações com distribuição de cestas básicas, cobertores e agasalhos, além de campanhas em datas comemorativas.
O presidente da entidade conta que, ao todo, são 33 voluntários. A atuação ocorre em 28 comunidades da Região Metropolitana e da Capital, como Timbaúva, Restinga e Porto Seco.
Produção: Isadora Garcia