Pergunte ao DG
Obras na Avenida Vicente Monteggia: por que é um alargamento e não uma duplicação?
Em seção especial, Diário Gaúcho responde dúvidas de leitores. Para enviar sua questão, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99759-5693
O corretor de imóveis Renato Bueno, morador do bairro Teresópolis, na Capital, leu uma reportagem no Diário Gaúcho sobre o alargamento da Avenida Vicente Monteggia, na zona sul de Porto Alegre. Um trecho de 1,5 quilômetro da via está em obras, entre a Avenida Cavalhada e a Rua Amapá. O alargamento é uma alternativa à duplicação da avenida, prometida há mais de 10 anos. Mas gerou uma dúvida no leitor:
— A reportagem fala que a Avenida Vicente Monteggia não estaria sendo duplicada, mas alargada com mais uma pista. Se ela tem uma pista e recebe outra, será que não foi duplicada?
O repórter Jocimar Farina, que faz a cobertura de assuntos ligados a transporte, escreveu a reportagem e responde a dúvida do leitor:
LEIA MAIS
Aumento repentino na conta de água, o que pode ser?
Ônibus: depois da pandemia, eles voltarão ao normal ou não?
Saiba identificar um recenseador do IBGE
"É diferente. Um alargamento de pista, como o previsto para a Vicente Monteggia, é uma obra muito mais barata. Elimina o acostamento e nem sempre tem a largura necessária para a passagem de grandes veículos ao mesmo tempo. Já a obra de duplicação prevê acostamentos, passagem de grandes veículos ao mesmo tempo e poderá até contar com ciclovias e calçadas. Uma obra, portanto, muito mais cara. E, por isso, que até hoje não foi realizada".
Produção: Isadora Garcia