Seu Problema é Nosso
Voluntária arrecada mais de 100 kits escolares para crianças de Alvorada
A solidariedade promovida pela faxineira e recicladora Rita de Cássia Simas Pereira, 44 anos, foi impulsionada pela filha, que percebeu que alguns colegas não tinham os acessórios para estudar
Após quase dois meses de campanha de arrecadação de material escolar, a faxineira e recicladora Rita de Cássia Simas Pereira, 44 anos, e sua filha Graziela, 11 anos, conseguiram mais de 100 doações para que os jovens do bairro onde moram, Stella Maris, em Alvorada, voltassem aos estudos bem equipados. A solidariedade promovida por Rita foi impulsionada pela filha, que percebeu no ano passado que alguns colegas não tinham os acessórios para estudar.
Foi conversando com amigos, postando em redes sociais, divulgando no jornal e espalhando cartazes pela cidade, que a dupla conseguiu arrecadar itens como tesoura, cola, lápis, caderno e mochila para montar kits escolares para as crianças e adolescentes da região. Com as doações de pessoas de diversas cidades do Estado, como Rio Grande e Porto Alegre, também foi possível angariar e distribuir roupas para os jovens.
LEIA MAIS
Moradora do bairro Stella Maris, em Alvorada, arrecada material escolar para crianças
ONGs relatam pouca arrecadação de material escolar para crianças de baixa renda; saiba como doar
Campanha arrecada material escolar para estudantes de famílias de recicladores de lixo em Caxias
Simone Regina Wainstein, 52 anos, amiga de Rita, também se uniu à campanha, ajudando na distribuição dos kits escolares e no cuidado do varal solidário, composto pelas peças de vestuário arrecadadas. A entrega dos itens foi realizada na véspera do início do ano letivo, em um campinho local.
– Toda vez que realizo uma ação solidária, me lembro da minha infância. Meu pai sempre dizia que devemos repassar mesmo o pouco que temos, porque isso pode ser muito para outra pessoa. Podemos mudar vidas com esse pequeno gesto – afirma Rita, que estudou até a segunda série do Ensino Fundamental e busca garantir que a filha e as crianças do bairro terminem os estudos.
Páscoa
Com o sucesso da campanha de volta às aulas, Rita e Simone agora pensam no futuro. As amigas planejam promover uma festinha de Páscoa no mesmo campinho em que a distribuição dos kits escolares foi feita. A nova ação solidária pretende garantir uma Páscoa recheada de doces e alegria para as crianças carentes do bairro.
– Buscamos doações de doces, balas, chocolates, refrigerantes e até mesmo roupas para promover novamente o varal solidário – afirma Rita, que atua há 15 anos em campanhas voluntárias.
A arrecadação segue até o dia 4 de abril, quando serão finalizadas as cestinhas de Páscoa das crianças. A festa está prevista para acontecer no dia 8 de abril, com expectativa de bastante folia e brincadeiras.
Como ajudar
/// Para saber como contribuir com a festa de Páscoa da meninada do bairro Stella Maris, em Alvorada, entre em contato com Rita pelo telefone (51) 98420- 1400, de preferência por ligação ou áudio.
/// Também são aceitas doações via Pix pela chave 51984201400.
Produção: Júlia Ozorio