Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares: "Moda que fala"

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados 

27/05/2023 - 05h00min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Manoel Soares desfila no São Paulo Fashion Week

Essa semana tive a alegria de desfilar no maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Sei que falando assim parece uma bobagem, pois temos tanta coisa importante para resolver na vida e eu venho aqui falar de moda. Mas peço que fique comigo mais um pouquinho nessas linhas, pois aprendi essa semana que a moda é também uma forma de falarmos ao mundo o que pensamos e como queremos ser percebidos. 

Quando as moças colocam aquela calça justa depois de um longo período de dieta, é para dizer que valeu a pena o esforço, ou quando um mano coloca aquele óculos escuro maneiro que comprou dando um rolê na Redenção, ele quer dizer que está de bem com a vida. Isso são mensagens que passamos com o que usamos. A moda é isso, é você através das roupas falando o que às vezes não cabe nas palavras.

Leia mais colunas de Manoel Soares
Esquece a raiva
Lei 10.639
Olho na mente

Tive a alegria de desfilar para duas marcas que respeito muito e me representam demais. Uma delas é Isaac Silva, uma marca que valoriza nossa ancestralidade negra religiosa de forma inovadora e séria. Nessa edição, Isaac fez seu desfile em uma ocupação de pessoas sem-teto, ela usou a força da moda para fazer os maiores veículos de comunicação do país olharem para as pessoas que lutam por uma moradia. A outra marca que entrei na passarela representando foi a Menino Rei, os irmãos Junior e Céu Rocha são de uma periferia baiana e conseguiram conectar tecidos africanos à alta costura mundial. Neste desfile em especial eles mostram, na prática, como podemos fazer a riqueza cultural dos negros se transformar em dinheiro. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Tecidos africanos em destaque

Conectados a africanos que trazem tecidos e acessórios do continente africano e colocam em um mercado extremamente fechado e competitivo, isso é o tal black money que tanto se fala na comunidade negra. Eu nunca sonhei em estar nessas passarelas tão concorridas, mas fiquei feliz de estar ali dessa forma. Minha mãe sempre me disse que nossa roupa diz quem somos, e essas roupas falaram muito sobre quem sou. E sua moda, diz o que sobre você?


MAIS SOBRE

Últimas Notícias