Eu Sou do Samba
Solidariedade no barracão da Fidalgos e Aristocratas
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras
Um projeto muito bacana desenvolvido pela Fidalgos e Aristocratas vem ganhando cada vez mais relevância não apenas aqui, mas no Brasil. É a ONG Avante Fidalgos, que atende 300 famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Santana e da Vila Bom Jesus por meio de ações como palestras, oficinas formativas, oficinas culturais, entre outras. A equipe é formada por cerca de 38 parceiros voluntários e presidida pela diretora dos projetos sociais da escola, rainha de bateria e bacharel em Administração de Empresas, Natália Martins.
Com trabalho ativo desde abril de 2021, a iniciativa agora dá um passo importante na potencialização de suas atividades. Isso porque a Avante Fidalgos firmou parceria, no começo do ano, com a Gerando Falcões – rede de desenvolvimento social que acelera o poder de impacto de líderes de favelas em todo país. Mas não só isso… Natália foi selecionada para Falcons University, um dos braços da entidade que busca capacitar líderes em temas como gestão, inovação, recursos humanos, uso de dados, finanças, comunicação, autoconhecimento e autonomia.
Leia mais
Prefeitura de Porto Alegre abre inscrições para os blocos de rua do Carnaval 2024
Oficinas gratuitas da Estado Maior da Restinga oferecem oportunidade para novos talentos e toda comunidade
– No ano passado, dois gestores da minha vida profissional entraram em contato comigo dizendo que eu deveria pesquisar sobre a Falcons University. Um certo dia, sentada na frente do computador à procura de novos parceiros, apareceu o portal da Falcons. Acessei e fiz o cadastramento. Depois de alguns meses, recebi o contato deles dizendo que eu estava aprovada para o processo seletivo (que conta com diversas etapas) – lembra Natália.
O edital com a lista de aprovados saiu em janeiro. A partir daí, começaram as aulas, que têm duração de seis meses, sendo um modulo presencial e os demais, online.
– Estar na Falcons, para nós, é uma oportunidade incrível. Dias atrás, duas representantes da Gerando Falcões estiveram na quadra da Fidalgos para uma visita técnica, e comentaram: “É o único projeto vindo de uma escola de samba na rede Falcons. Não vimos isso ainda”. Elas estavam curiosas para saber como conseguimos colocar uma escola de samba na avenida e, ao mesmo tempo, manter a ONG – comenta.
O acompanhamento vai além dos seis meses de aula. Sim! A Gerando Falcões ainda segue junto por mais três anos e meio para que as competências do empreendedorismo social sejam aplicadas de forma plena. André Duarte, presidente da Fidalgos e Aristocratas, orgulha-se de ver o projeto, que surgiu a partir de um sonho de se aproximar cada vez mais da comunidade, tomando grandes proporções:
– Isso representa o início, não o final. A gente tem a ideia de que esse espaço possa se transformar em um polo cultural, assistencial e social da cidade. Essa sempre foi a minha visão, de ter uma escola de samba de portas abertas. A comunidade periférica, muitas vezes, se torna invisível. A gente acaba sendo um porta-voz das demandas e necessidades dessas pessoas. Também temos o intuito de fazer o acolhimento dentro da quadra para fortalecer esse vínculo. A ONG é um sonho que vem se construindo firme, sempre em direção ao objetivo maior que é o bem ao próximo.
Padedê retoma atividades neste sábado
Fundada em 2010 com o objetivo de formar novos artistas para o Carnaval de Porto Alegre, a Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte Padedê do Samba retoma suas atividades amanhã. A novidade é que, este ano, as aulas voltam a ser semanais, sempre aos sábados, às 14h, na quadra da União da Vila do IAPI (Avenida Bernardino Silveira Amorim, 915). O melhor: abertas para todos os públicos, sem restrição de idade.
O presidente do Padedê do Samba, Matheus Fonseca, reforça o convite:
– Nesse sábado, estaremos com um time de instrutores muito qualificados para dar aula. Atenderemos aqueles que nunca dançaram e têm vontade, até os mais experientes. O Padedê seguirá por mais um ano sendo ferramenta importante na preservação e defesa do Carnaval da cidade.
Recomenda-se que os alunos usem roupas confortáveis e que as meninas levem saia, de preferência na cor preta. Mais informações por meio do telefone (51) 98642-3895 ou pela página do Instagram @pddsamba.
Eleições da UECGAPA
A presidente em exercício da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA), Kelly Ramos, convoca seus associados para assembleia extraordinária para eleger a comissão eleitoral e para aprovação do regulamento eleitoral.
Serviço
/// Quando: 15 de junho
/// Onde: Quadra da escola Acadêmicos da Orgia (Rua São Manoel, 1.051)
/// Horário: 19h (primeira chamada), 19h30min (segunda chamada)