Notícias



Receita do Leitor

Aprenda a fazer o blondie de Romeu e Julieta do Ivaldo

Confeiteiro fez diversos testes até chegar ao sabor ideal do doce

18/10/2023 - 05h00min

Atualizada em: 18/10/2023 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Camila Hermes / Agência RBS
Sonho de Ivaldo é ser professor e se especializar na cozinha francesa.

Para o confeiteiro Ivaldo Winck, 35 anos, morador de Porto Alegre, os doces são uma forma de atingir objetivos. Foi com o dinheiro da venda de um deles que ele pagou as despesas dos cursos de graduação em Gastronomia e técnico em Confeitaria que realizou. E é por meio deles que pretende realizar sonhos: 

– Quero fazer uma pós-graduação voltada para a confeitaria francesa e ser professor. É uma meta mais distante que tenho. 

Porém, enquanto a cozinha francesa não chega, o confeiteiro se dedica aos bolos de origem americana. Mais especificamente aos brownies, preparados à base de chocolate ao leite, e aos blondies, nome dado à adaptação que tem chocolate branco entre os ingredientes da massa. 

Sucesso

É esse desdobramento do preparo mais tradicional que Ivaldo ensina aos leitores do Diário Gaúcho. Isso, em uma versão de queijo e goiabada. Uma receita que ele desenvolveu para atender ao desejo de uma cliente. 

– Eu vendia no local em que trabalhava, e tinha uma colega que comentou sobre gostar dessa combinação, Romeu e Julieta. Levei aquilo como um desafio e passei um final de semana testando. Quando eu cheguei (com o resultado final), ela abriu um sorrisão – relembra. 

A reação positiva não foi a única. Segundo ele, de todos os que produz, esse é o sabor de maior sucesso, aquele que sempre acaba primeiro. Há um motivo: 

– O chocolate branco destaca mais os pedaços de goiabada. É suave, dá destaque também para o queijo. 

A criação deste sabor é apenas um dos exemplos de desafios que a confeitaria proporciona e que encantam Ivaldo. Para ele, há um quê de ciência exata nessa área da gastronomia: 

– Nos salgados, temos mais liberdade para ajustar, corrigir algo que não ficou bom e, no final, acaba dando certo. Nos doces, se fizer isso, não vai ser a mesma coisa. É o que me atrai bastante, porque, mesmo assim, é um mundo aberto à criatividade. 

LEIA MAIS
Sobremesa: saiba como preparar o pudim de leite da Larissa
Conheça a salada de maçã da Maria Isabel
Kit Chique Demais: conheça o pré-treino da Ana

Participe

/// Quer dividir sua receita favorita com os leitores do Diário Gaúcho? Tem um prato com uma história especial em sua vida? Aquele segredinho de cozinha que faz sucesso entre amigos e família? Envie para a seção Receita do Leitor. Basta chamar o DG no WhatsApp (51) 99759-5693.

Meu segredinho

– Deixe a goiabada no freezer por uns 30 minutos antes de cortá-la. E, depois de cortada, passe os cubinhos na farinha de trigo. Isso evita que eles afundem na hora de assar. 

Ingredientes

Camila Hermes / Agência RBS
Chocolate branco é suave e deixa que a goiabada e o queijo brilhem no resultado final.

/// 2 xícaras de açúcar refinado
/// 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (sem fermento)
/// 2 e 1/2 barras de chocolate branco (200g)
/// 1/2 tablete de 200g, mais 1 colher (sopa) de manteiga (120g)
/// 4 ovos
/// 50g de queijo parmesão ralado
/// 250g de goiabada cortada em cubinhos
/// 2 colheres (sopa) de leite em pó (opcional)

Modo de preparo

/// Pré-aqueça o forno a 180°C por 10 minutos. 

/// Em um recipiente que possa ir ao micro-ondas ou ser aquecido no fogão, junte o chocolate branco e a manteiga e derreta até que formem uma mistura homogênea. Reserve.  

Camila Hermes / Agência RBS
Farinha deve ser usada sem fermento.

/// Em outro recipiente, maior, acrescente o açúcar e os ovos e mexa com um batedor ou um garfo até que a mistura fique levemente esbranquiçada (dois minutos é suficiente). 

/// Em seguida, acrescente nela o chocolate e a manteiga misturados, mexa mais um pouco e coloque leite em pó, queijo e farinha. Misture lentamente, até que fique uma massa homogênea. 

/// Coloque papel-manteiga em uma fôrma retangular, de aproximadamente 20cm por 30cm, e despeje a massa. 

/// Distribua os cubinhos de goiabada sem pressioná-los – eles devem ficar na superfície da massa. Se preferir, pode salpicar mais um pouquinho de parmesão sobre a massa. 

Camila Hermes / Agência RBS
Goiabada é colocada ao final, em cubos.

/// Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, em fogo baixo. Para saber se já está pronto, basta espetar um palitinho na massa. Ele deve sair levemente “sujo” (com um pouco de massa grudada no palito). 

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: em torno de 24 porções

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 

*Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias