Notícias



Receita do Leitor

Dia Mundial do Veganismo: saiba como fazer o estrogonofe de grão-de-bico da Ana

Estudante fala das possibilidade de uma cozinha sem produtos de origem animal

01/11/2023 - 05h00min

Atualizada em: 01/11/2023 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Ana tornou-se vegana há pouco mais de um ano.

Para a estudante de licenciatura em Educação do Campo Ana Carolina da Rosa, 26 anos, o veganismo é mais do que não utilizar insumos e ingredientes de origem animal. É estar atenta a todo o processo produtivo: desde a forma como são tratadas as pessoas envolvidas até o cuidado que é dispensado ao solo. 

– Gosto muito de estar em contato com a terra. De cuidar, conhecer as plantas. É um processo terapêutico integral, em que me desligo das telas e tenho um momento de conexão – diz a moradora do bairro Partenon, em Porto Alegre. 

Em termos de cozinha, ela cita, essa conexão oferece uma variedade de opções. Muitas delas, mais acessíveis do que se imagina. 

– O estrogonofe de grão-de-bico, por exemplo, é uma receita muito simples e comum – comenta, sobre o preparo que apresenta aos leitores do Diário Gaúcho no Dia Mundial do Veganismo, celebrado hoje. 

Hábitos

Ana conta que foi vegetariana – ou seja, não comia carne, mas ainda utilizava alimentos e outros produtos de origem animal – por nove anos. Há cerca de um se tornou vegana. 

O caminho percorrido a ajudou a explorar da melhor maneira cada um destes mundos. Motivo pelo qual ela sustenta que não é necessária qualquer atitude radical. Uma pequena e progressiva mudança de hábitos pode ser o começo. 

– Muita gente pergunta: “Ah, não come carnes, ovos, leite, então, come o quê?”. E a verdade é que eu só comecei a explorar (as opções) depois de parar de comer carne. Lentilha, abobrinha, berinjela, grão-de-bico, são alguns exemplos. Coisas sobre as quais, quando come carne, a gente não vê as possibilidades – pontua.

Participe da seção

Quer dividir sua receita favorita com os leitores do Diário Gaúcho? Tem um prato com uma história especial em sua vida? Aquele segredinho de cozinha que faz sucesso entre amigos e família? Envie para a seção Receita do Leitor. Basta chamar o DG no WhatsApp (51) 99759-5693.

Meu segredinho

– O creme feito com as castanhas pode ser substituído por 300ml de leite de coco. 

Ingredientes

  • 1 pacote de 500g de grão-de-bico 
  • 4 colheres (sopa) de azeite  
  • 1 cebola grande (cerca de 200g) 
  • 3 dentes de alho 
  • 6 tomates italianos maduros 
  • 1 bandeja de cogumelos Paris frescos (cerca de 200g) 
  • 1 colher (sopa) de sal  
  • Orégano e outros temperos da sua preferência 
  • 1/3 maço de cebolinha  
  • 100g de castanha de caju crua sem sal 

Modo de preparo

Jonathan Heckler / Agencia RBS
Preparo começa com a grão-de-bico, a estrela da receita.
  1. Deixe o grão-de-bico de molho por, no mínimo, 12 horas, e as castanhas de molho por 8 horas. Cozinhe o grão-de-bico na pressão por 30 minutos. 
  2. Enquanto isso, refogue a cebola em uma panela com azeite. Quando dourar, acrescente o alho. Depois, os tomates picados, o sal e meia xícara de água. Cozinhe até virar um molho.  
  3. Bata no liquidificador a castanha com cerca de 200ml de água até ficar bem lisinho (a mistura substitui o creme de leite). 
  4. Quando o grão-de-bico estiver bem macio, junte ao molho de tomate e adicione o creme de castanha e os cogumelos picados em rodelas. Coloque os demais temperos e corrija o sal. 
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Creme feito com castanhas substitui o que tem base de leite.
  1. Deixe tudo cozinhar por cinco minutos para integrar todos os sabores. Finalize com a cebolinha. 

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

*Produção: Guilherme Jacques

Confira todas as receitas da seção Receita do Leitor 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias