Entretenimento



Tudo é clássico

"O Gre-Nal é o nosso maior patrimônio, diz funkeiro que homenageou clássico em canção

Música de MC da VR, da Restinga, ganhou popularidade entre jogadores do Inter e do Grêmio

12/03/2020 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

No dia que o Rio Grande do Sul vai parar para assistir ao primeiro Gre-Nal da história da Taça Libertadores da América, que acontece nesta quinta-feira (doze), um gaúcho, em especial, terá um olhar diferente, e orgulhoso, para o clássico: MC da VR, da Restinga.

Divulgação / Divulgação

Destaque da seção Estrelas da Periferia, em 2015, da VR gravou a faixa Somos Gre-Nal, em homenagem ao clássico, em 2017 - hoje, a música tem mais de 93 mil visualizações no YouTube. Algum tempo depois, ele mostrou a faixa para um dos principais jogadores do Grêmio, o meia Jean Pyerre. A dupla se conheceu quando Jean ainda não era profissional do Tricolor.

— Tenho vários amigos em comum com o Jean. Quando ele não era profissional, ele vinha seguido aqui na Restinga. Pessoalmente, a gente se viu pela primeira vez em um Gre-Nal das categorias de base: ele foi prestigiar os guris do Grêmio e, eu, do Inter. Depois, ele veio em uns churras aqui na Restinga, trocamos umas ideias por WhatsApp, pelo Instagram. E foi pelo WhatsApp que eu mandei a música para ele. Música e futebol andam juntos, a canção entrou bem no vestiário do Grêmio, chegou bem lá — revela da VR.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Da VR e Jean Pyerre: parceria

Sem favoritismo

Do lado do Colorado, da VR acredita que os jogadores já conhecem a faixa, pelo contato que ele tem com os atletas da base. Mas, prestigiando seu time do coração, ele revela que, uma canção que está sempre presente no vestiário vermelho, é uma composição que ele fez para o centroavante do Colorado, Paolo Guerrero: E o nome do Home é Paolo Guerrero, lançada em 2019.

Com Guerrero: homenagem para o goleador colorado

— Quando ele faz gol, os outros jogadores colocam direto a música para ele, depois do jogo, no vestiário — revela o funkeiro.

Na noite de hoje, ele torce para o seu time, é claro, mas não arrisca favorito. E revela que deve assistir ao clássico com alguns amigos, fazendo um bom churrasco. 

— Como sou colorado, quero que o Inter vença, mas Gre-Nal não tem favorito, é "50 a 50". O Gre-Nal é diferente dos outros jogos, é o maior clássico nacional e um dos maiores do mundo. E é o nosso maior patrimônio — afirma da VR. 

Leia outras histórias de Estrelas da Periferia

Música da paz

Porém, como o clássico é envolvido por uma extrema rivalidade, da VR, 27 anos, decidiu, na época da composição, seguir por uma linha da paz, na gravação da música. Em alguns trechos, por exemplo, ele comemora os dois títulos mundiais da dupla: o do Inter, conquistado em 2006, contra o Barcelona, e o do Grêmio, que venceu o Hamburgo, da Alemanha, em 1983. Em outro trecho, destaca a torcida mista e a união das famílias em dia de clássico. 

— Durante os shows, eu sempre fazia aquela brincadeira, perguntava quem é gremista e quem é colorado. Aí, pensei em fazer uma música, pesquisei e vi que não tinha nenhuma música falando bem do Gre-Nal, só tinha um zoando do outro. E pensei: todas as famílias têm gremistas e colorados, vou fazer uma música positiva, salientando a importância do clássico, falando bem dos dois, da grandeza dos times — explica da VR, que torce para o Inter. 

Em 2019, da VR convocou Seguidor.F, MC Tchesko, Guto Paulista, Daya Moraes e Dona Vera, personagem conhecida do Beira-Rio e da antiga casa do Grêmio, o Estádio Olímpico, para gravar o clipe da faixa, que teve como locações os estádios da Dupla: Beira-Rio e Arena. 






MAIS SOBRE

Últimas Notícias