Piquetchê do DG
Semana Farroupilha deve ter cinco horas de programação diária pela internet
Evento virtual será transmitido direto da Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, e já tem confirmados Pedro Ortaça, João Luiz Corrêa e Thomas Machado
Uma arena gaudéria em que músicos como João Luiz Corrêa e Pedro Ortaça dividirão a cena com artesanato, churrasco, dança e oficina de tecelagem. Assim será a Semana Farroupilha deste ano, batizada de Galpão Virtual Universo Gaúcho, um compilado da cultura rio-grandense, filmado e transmitido pela internet. A ideia dos organizadores é montar um robusto estúdio dentro da Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia.
— Eu brinco que será o Projac (antigo nome do complexo de estúdios da Globo) gaúcho. A formatação lembra um programa de TV, bastante dinâmico, e quem estiver em casa vai ter uma noção 360º do local — conta César Oliveira, presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
Marcada para ocorrer entre 13 e 20 de setembro, a programação deve começar sempre à tardinha e seguir noite adentro. Serão cerca de cinco horas diárias de música, gastronomia e oficinas – tudo comandado por dois apresentadores.
Entre as atrações musicais confirmadas estão Joca Martins e os ex-participantes do The Voice Kids Thomas Machado e Luiza Barbosa. Os canais oficiais de transmissão serão o Youtube e as redes sociais do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da prefeitura de Porto Alegre.
— Mas vamos disponibilizar o sinal para emissoras de televisão e para quem mais quiser. É um evento público. Um patrimônio audiovisual da nossa cultura — diz Oliveira.
O acendimento da Chama Crioula está programado para ocorrer, de forma simbólica, no dia 12 de setembro, e também será transmitido. Apesar da capacidade para 3 mil pessoas, a Casa do Gaúcho não permitirá aglomerações, e o evento obedecerá aos decretos municipais.