Entretenimento



Entrevista

"Curto provocar encantamento nas pessoas", afirma Vitão, que faz show em Porto Alegre nesta quarta-feira

Cantor de apenas 22 anos é considerado uma das grandes revelações do pop brasileiro

19/04/2022 - 17h52min

Atualizada em: 20/04/2022 - 08h53min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Caue¿ Tarnowski / Divulgação
Cantor mostra seu som no Opinião nesta quarta-feira

Dono de um estilo único, Vitão desembarca em Porto Alegre nesta quarta-feira (20) para apresentar o show do seu primeiro álbum de estúdio, Ouro. O trabalho lançado em 2020 estreou com nove das 10 faixas no Top 200 do Spotify Brasil, projetando o cantor como uma das grandes revelações do cenário pop brasileiro. E se não bastasse o sucesso nos vocais, o jovem de apenas 22 anos também prova ser bom de gingado. Ele é um dos participantes da atual temporada do Dança dos Famosos, quadro do programa Domingão com Huck, na Globo.

Confira um bate-papo exclusivo com Vitão sobre música e novos desafios.

Quando você percebeu que queria viver da música?

Muito criança. Com sete ou oito anos comecei a me interessar por violão. Eu já ouvia muita música por causa dos meus pais, que eram ecléticos demais. A partir do momento em que eu iniciei aulas de violão, foi quando soube com mais consciência de que era isso que eu ia fazer da vida. Nunca tive uma outra ambição. Quando bem criança, eu dizia que queria ser cirurgião de coração, para mexer com o coração das pessoas. De certa forma, eu acabei me tornando um cirurgião de coração com a música. A música é uma arte de cura.

Leia mais
Da Restinga para as picapes da festas: conheça o DJ Cardoso
Lexa e MC Guimê celebram participação no "The Masked Singer Brasil": "Nós podemos quebrar todos os tabus"
Filho de Rita Lee comemora a recuperação da cantora: "Melhor notícia de todos os tempos"

Quem são as suas maiores inspirações?

Eu tenho várias. Rael é umas das minhas maiores inspirações, principalmente aqui no Brasil. Luccas Carlos, Djavan, Caetano (Veloso), (Gilberto) Gil, Tim Maia (1942 – 1998), Cássia Eller (1962 – 2001). Michael Jackson (1958 – 2009) sempre foi uma inspiração por causa da completude como artista. Bruno Mars também é uma referência absurda.

Você pensa em uma carreira internacional?

Com certeza, e esse início já se deu. É algo que eu vejo que vai acontecer de forma natural na minha carreira. O Brasil está sendo cada vez mais enxergado pela galera lá de fora, com todo trabalho da Anitta e de artistas que já eram ouvidos, como Vinicius de Moraes (1913 – 1980) e Jorge Ben Jor. No entanto, antes não davam o devido crédito para a nossa cultura. Hoje, eles entendem mais o que acontece aqui, a nossa forma de se comunicar.

Como você lida com ataques e críticas na internet?

Houve uma época em que eu criei um certo "ranço" da internet. Mas me dei conta de que isso não é exclusivo da internet ou das redes sociais. Na verdade elas facilitam algo que já está dentro do ser humano, isso é que faz aparecer tanta toxicidade. A gente tem uma mania muito forte do julgamento, de apontar os erros dos outros. Aí as pessoas são canceladas e execradas do poder de evoluir.

Qual a maior loucura que um fã já fez por você?

Tem muita loucura, gente que viaja longe para assistir show, falta trabalho, ou fica horas esperando em lugares que eu vou passar minutinhos. O fã mais fervoroso tem a cultura de ser enlouquecido pelo seu ídolo. Acho muito gostoso, pois causa uma magia, e curto provocar esse encantamento nas pessoas. Faz parte do artista.

O seu estilo de vestir é marcante. Você mesmo que escolhe as roupas?

O ponto final sempre é meu. Tenho um stylist trabalhando comigo na minha direção de imagem, me apresentando muita referência de moda. Atualmente, eu estou buscando trazer a diversidade musical, que eu sempre tive, também na estética. A gente pode ser da forma que quiser, pode se vestir da forma que quiser. Roupa não tem gênero. Temos cada vez mais que exaltar a liberdade de ser plural.

Fábio Rocha / TV Globo/Divulgação
Vitão no Dança dos Famosos, ao lado da bailarina Gabe Cardoso

Como está sendo participar do Dança dos Famosos?

Estou feliz demais. Quando recebi o convite, aceitei na hora porque sabia que seria muito importante para o meu desenvolvimento artístico, e está sendo. A minha semana de ensaio será na próxima, pois domingo que vem não terá o quadro devido ao Carnaval. Estou muito empolgado para os estilos (de dança) que estão por vir. É uma chuva cultural. Em cada fase você faz algo totalmente diferente da anterior. A gente mostrou o forró recentemente e já foi uma experiência incrível, saí da minha zona de conforto. Eu, nas minhas aulas de dança, trabalhava muito hip hop. Agora já fui para um outro lado, bem "brasileirão".

Te programa!

  • O quê: show do cantor Vitão.
  • Quando: nesta quarta-feira (20), às 23h.
  • Onde: Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834, em Porto Alegre).
  • Quanto: ingressos de R$ 70 a R$ 140, disponíveis em sympla.com.br

MAIS SOBRE

Últimas Notícias