Entretenimento



The Voice Kids

Gauchinho fala sobre seu trunfo na final do The Voice Kids! 

Estância Velha terá telão pra torcer por Thomas Machado, que disputa a preferência do público na decisão do reality, neste domingo, com um paranaense e uma carioca. 

01/04/2017 - 12h00min

Atualizada em: 01/04/2017 - 12h01min


José Augusto Barros
Enviar E-mail


Muita fofura em uma criança só

Em Estância Velha, no Vale do Sinos, distante cerca de 50km de Porto Alegre, o assunto é um só: Thomas Machado. O The Vice Kids deu protagonismo nacional a um filho do município, onde, neste domingo, na praça central, será instalado um telão para que os conterrâneos torçam por Thomas, e votem nele, é claro. O pequeno gaiteiro, nove anos, que conquistou o país com sua fofura e interpretações afinadas de clássicos sertanejos, é um dos três finalistas pelo time de Ivete Sangalo.

Na final, que vai ao ar neste domingo, às 13h, na RBS TV, ele disputa o título com o paranaense Juan Carlos Poca (do time de Victor & Leo), e com a carioca Valentina Francisco (de Carlinhos Brown). Na semana da reta final, o Diário Gaúcho passou um dia com o mais novo astro gaúcho, em Estância Velha, que abraçou o jovem talento como a mais nova celebridade da cidade. Acompanhe a rotina do pequeno astro que é puro carisma.

Vida de cabeça para baixo

Estância Velha mobilizada pelo pequeno

Depois que Thomas chegou à final, a vida da família Machado entrou em um - bom - turbilhão, como conta a mãe do pequeno, Elisete Broch da Silva, 43 anos, que trabalha como costureira. A classificação para a fase decisiva foi a senha para que o telefone não parasse um segundo, com pedidos de shows por todo o país - até nos Estados Unidos - e parabenizações pelo desempenho do filho.

– Estou em função dele. Mas é gratificante. Saber que é querido por todo mundo é motivo de orgulho para nós – conta Elisete, ao lado do marido, o modelista de calçados Ari Machado da Silva, 46 anos, enquanto aguardávamos a saída de Thomas da aula de artes na escola municipal Walter Jacob Bauermann, no Bairro União.

Mas não são somente os pais do gauchinho que estão em função do pequeno na cidade. Amigos e conhecidos criaram uma grande corrente pela vitória do gaúcho com camisetas personalizadas. Alguns, inclusive, viajam para o Rio de Janeiro, para acompanhar a final, ao vivo.

Aula e música

Na aula, o astro da classe

Como não poderia deixar de ser, uma aula com a presença de uma estrela não é assim tão normal. Não que Thomas incomode, como ressalta a professora de Artes, Regina Célia:

– Ele é comportado, tranquilo e bom aluno.

– Gosto muito de ir para a escola – diz o pequeno.

O que não deixa a aula transcorrer normalmente são os colegas, que pedem que ele cante.

– E eu canto mesmo (risos) – diverte-se Thomas.

Foi o que aconteceu enquanto acompanhávamos a aula na terça-feira. Miguel que senta ao seu lado, falou que queria ver o amigo soltar a voz. E lá foi Thomas embalar quatro músicas sem parar. Sentados, todos faziam coro em canções como Beijinho Doce.

Carisma e fofurice

Tietagem explícita em Estância Velha

Depois da aula de Artes, os compromissos viram de gente grande. Thomas vai gravar com a RBS TV, na praça central. Mas não pensa que é simples circular com a nova estrela da música gaúcha. Ainda nos corredores da escola, todos abordam o menino, chamam de fofo, pedem fotos.

Na rua, enquanto espera a van personalizada com a foto da dupla Os Irmãos Machado, integrada por Thomas e seu mano, Eduardo, 16 anos, a muvuca aumenta. Professores, alunos, pais, amigos e quem mais passa perto fala com Thomas, pede autógrafo, elogia e diz que está na torcida. Quando está quase indo pegar a van, uma estudante do colégio grita:

– Thomas, não sou mais tua fã número 1! Agora, tu não deixa mais eu te apertar!

Trio gaúcho testa sua popularidade a partir deste domingo, no "The Voice Kids", nos shows ao vivo! Saiba tudo
Após denúncia de violência doméstica, Victor se afasta do The Voice Kids
"Foi emocionante", diz Thomas Machado, que encantou os jurados no The Voice Kids

Vai, mas com carinho

Risonho, ele olha e comenta:

– É, todo mundo gosta de me apertar (risos). Mas eu gosto disto, de saber que sou querido pelas pessoas. Sinto felicidade ao passar coisas boas para os outros.

A mãe ainda complementa:

– Ele veio todo doído do Rio depois de passar para a final! Todo mundo na Globo apertava ele. Desde a faxineira até a Ivete Sangalo.

Astro da cidade

Na praça central, fãs não perderam a chance de tirar fotos com Thomas

No centro de Estância Velha, bomba o fenômeno. Impossível ficar indiferente à presença de Thomas: jovens, idosos, mulheres, homens e crianças pedem uma foto, querem saber sobre a rotina do jovem astro.

Um fã em especial demonstra orgulho pelo pupilo. Jorge Vargas, 65 anos, 19 na Rádio Estância, foi o primeiro a tocar uma música de Thomas, quando ele tinha cinco anos.

– O Ari me levou o CD, e ele foi cantar na rádio, ao vivo, a faixa Levanta Bugio. Fiquei impressionado, parece que ele nasceu cantando! – comenta Jorge, relatando que, após a apresentação, ouvintes passaram a ligar para a emissora pedindo a música do menino.

– Ele foi um cara que o incentivou desde o começo _ confirma o pai do prodígio.

Ari soube enxergar o talento de Thomas

Parceiro de fé

Enquanto Thomas dá entrevista e autógrafos, quem chega é o irmão e seu parceiro de dupla, Eduardo, o Dudu. Logo se que veem, os dois se abraçam e assim ficam durante um tempo. Quando passou para a final do reality show, Thomas, aliás, agradeceu a Deus e ao irmão.

– O Thomas nasceu para isso. Mas o mais engraçado é que, quando eu tocava, ele ficava do meu lado, dançando e resmungando no tom certo da música, incrível! _ relembra o mano, que forma dupla com Thomas desde novembro de 2013.

Suas paixões inseparáveis

Em seu quarto: Grêmio por todos os lados e quadro com Os Monarcas

Em casa, o tempo de Thomas se divide basicamente entre suas duas grandes paixões: a música e o Grêmio. Na sala, o fã do jogador do Tricolor Miller Bolaños exalta um quadro do seu time com a imagem da final da Copa do Brasil de 2016, quando o Grêmio foi campeão.

– Assisti ao jogo aqui em casa, mas nunca fui na Arena. Espero ir neste ano. Aqui em casa, quem não é gremista tem que se ajoelhar na frente do quadro (risos)! – toca a corneta o guri.

O quarto é de um menino de nove anos: um urso, brinquedos, travesseiro e roupa de cama do Tricolor, além do Mosqueteiro, mascote do Grêmio, dividem o espaço com um quadro que registra um dos momentos mais importantes de Thomas e seu irmão. Eles dividiram o palco com Os Monarcas.

– Depois da apresentação, o seu Gildinho (gaiteiro e líder do grupo) me mandou uma gaita que toco até hoje. Neste dia, me apresentei com Cantar É Coisa de Deus (faixa da banda nativista) – relembra Thomas.

Essência que encantou

Thomas: (com a gaita, ao lado do irmão mais velho): talento mirim

Dezenas de selfies e muitas performances musicais que não estavam previstas depois, Thomas se mantém o mesmo: querido, brincalhão, educado e cheio de boas tiradas. Mesmo com a proximidade da final, garante que não ficará nervoso no palco, porque já tem experiência - em 2013, foi vencedor do Ronco do Bugiozinho, versão mirim do Ronco do Bugio, em São Francisco de Paula.

– Estou ensaiando bastante para chegar lá bem tranquilo. Quero fazer bonito – diz.

Mesmo com toda esta serenidade, ele afirma que a sua rotina mudou desde o sucesso no The Voice Kids.

– Ah, ficou tudo mais corrido (risos). Fiquei mais conhecido no colégio. Mas eu sempre tive muitos amigos – destaca, com o sorriso que encantou o Brasil, o que realmente lhe importa.

No final da entrevista, questionado sobre qual julga ser a sua principal qualidade para vencer a disputa, a resposta vem na ponta da língua:

– Tranquilidade.

Ivete: só elogios para Thomas

O gauchinho avaliado por sua técnica: carisma e talento

Técnica de Thomas no reality, Ivete afirma que o pequeno pupilo tem mil facetas, canta muito bem, é afinado e íntimo das melodias que executa. Mas não é só:

– As escolhas das canções que ele fez valorizaram muito a sua voz. Indiscutivelmente, tem muito carisma. Ele chega e já toma a plateia com a lindeza. O fofurômetro sempre estoura. Mas ele tem muita personalidade, também – afirma Ivete, em entrevista por e-mail.

Na entrevista, Ivete relembrou de quando viu o gaúcho cantar pela primeira vez:

– A primeira impressão que tive foi o talento vocal, muito afinado. Quando virei, deparei com a imagem daquela criança linda, cheia de roupinha e aquele instrumento que tenho verdadeira paixão. Ele é um músico, além de todos os talentos que tem. Toca e canta com uma facilidade. E é despretensioso. Estar despretensioso com a arte é uma coisa que nem o próprio artista sabe que tem.

Como será a final:

– A escolha do vencedor será feita exclusivamente por meio de voto popular.
– A votação estará aberta somente durante a exibição do programa, ao vivo. Os meios de votação serão divulgados no começo do reality.
– Os três finalistas abrem a atração cantando individualmente.
– Após as apresentações, o público poderá votar e escolher o seu candidato favorito ao longo do programa, que terá ainda apresentações dos técnicos e convidados especiais.
– O vencedor fatura R$ 250 mil e um contratado com a gravadora Universal Music.

Leia mais sobre famosos e entretenimento




MAIS SOBRE

Últimas Notícias