Entretenimento



No meio do povo

VÍDEO: Estreia do Caminho da Vaneira movimenta Centro de Porto Alegre

Nomes como Elton Saldanha e Luiz Carlos Borges comandaram o evento, que teve apresentações ao ar livre e pretende aproximar o fã dos artistas, e difundir o gênero

12/09/2017 - 14h31min

Atualizada em: 10/05/2018 - 14h26min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Teixeirinha Neto (com violão), Daniel Torres (na direita) e Elton Saldanha (atrás), movimentaram o Centro

No fim da manhã desta terça-feira (12), quem circulava pelo Centro da Capital presenciou um inusitado espetáculo gaudério - e pode se aproximar por alguns momentos de alguns ídolos nativistas, tirando selfies e fazendo vídeos. A primeira edição do Caminho da Vaneira, que pretende difundir o gênero, um dos mais populares da música gaúcha, e aproximar artistas do público, reuniu nomes como Elton Saldanha, Luiz Carlos Borges, Lincon Ramos, Bonitinho e Daniel Torres, tocando e soltando a voz em sucessos do cancioneiro gaúcho.

No estilo caminhando e cantando, os músicos deram a largada ao espetáculo ao ar livre na frente do Mercado Público, reunindo dezenas de fãs e curiosos. Depois, ingressaram no prédio histórico do Mercado, homenageando trabalhadores do local, entre uma faixa e outra. Em meio às bancas, espectadores se acotovelavam para um melhor ângulo na hora de fazer vídeos e fotos. Muitos, porém, não sabiam quem estava ali no meio.

— Deve ser algum cantor famoso, né? Para reunir esse bando de gente no Mercado, só pode ser famoso — comentava um casal que filmava tudo.

Fé no nativismo com um pé no sertanejo: conheça o cantor Luis Miguel
Confira a agenda de shows e atrações no mês Farroupilha

Curiosamente, a aposentada Ana Ribeiro, 70 anos, era uma das poucas que não fazia vídeos das performances dos músicos. Mas conhecia todos.

— Nunca consegui ir a um show deles. Sou fã do Elton e do Borges. E sou pé-de-valsa, adoro dança. Meu pé já está se "coçando" aqui para dançar — comentou Ana, moradora de Novo Hamburgo.

Teve Querência Amada e Hino Rio-Grandense

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Dentro do Mercado Público, teve aproximação dos músicos e do público

Quando saíram do Mercado, os músicos se reuniram, novamente, na frente do prédio. Ali, aconteceu um dos momentos mais emocionantes da iniciativa. Comandados por Borges, Bonitinho, Elton e Teixeirinha Neto, os gaudérios entoaram o Hino Rio-Grandense, para delírio dos fãs, e o clássico Querência Amada. De acordo com Elton Saldanha, um dos organizadores do evento, o objetivo é aproximar o público dos artistas.

_ O artista tem que ir onde o público está. E essa iniciativa é para que o povo que não tem condição de ir nos nossos shows consiga ver a gente de perto, ao vivo, de graça. A vaneira é um ritmo muito gaúcho, tem que ser celebrada_ explicou.

A caminhada seguiu no começo da tarde, e terminaria no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

O Dia da Vaneira

— A partir deste ano, o Dia da Vaneira passa a integrar o calendário oficial de datas de Porto Alegre, após aprovação na Câmara dos Vereadores.  

— A data surgiu por meio de um projeto de lei de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB), e será comemorada sempre em setembro, do dia 1º até, no máximo, o dia 20.

— Como a ideia é que o Caminho da Vaneira se repita todos os anos, a céu aberto, não foi estipulado um dia fixo no calendário por questões climáticas _ caso chova no dia fixo estipulado, o evento teria que ser adiado para o dia seguinte, e assim por diante.

 Ofertas e promoções ClicRBS 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias