Notícias



Seu problema é nosso

Falta de medicamentos prejudica jovem de Porto Alegre

Os remédios servem para o tratamento de uma síndrome genética rara, diagnosticada aos dois anos no menino, conhecida como XYY ou Síndrome de Jacobs

26/09/2017 - 10h15min

Atualizada em: 26/09/2017 - 10h24min


Bernardo sofre da Síndrome de Jacobs

O jovem Bernardo Guariente e a família vivem uma luta diária. O rapaz nasceu com uma síndrome genética rara, diagnosticada aos dois anos, conhecida como XYY ou Síndrome de Jacobs. Com 1,93m de altura e calçando 44, aos 17 anos, Bernardo apresenta uma idade mental equivalente à de uma criança de 12 anos. 

Leia mais
Bebê de Porto Alegre precisa de aparelho para conseguir ouvir
Moradores constroem praça por conta própria no Litoral Norte
Falta de exame deixa criança sem diagnóstico, em Canoas

Com o auxílio da esposa e da avó do jovem, o porteiro Sandro Peixoto Miranda, 48 anos, pai do menino, toma conta de todos os cuidados necessários para o bem- estar do filho. 

— Ele tem tudo, mas a gente sabe que é uma pessoa que vai ter que ser monitorada pelo resto da vida. Mas, no início, foi um espanto, porque a gente não entendia a gravidade da situação — conta. 

Custo alto 

Depois de buscar ajuda, a família percebeu que Bernardo precisaria sempre dos parentes ao lado e também do apoio medicamentoso. Porém, há dois meses, o rapaz está sem um dos principais remédios, o Topiramato 100mg. 

Todos os produtos são entregues pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da farmácia do Estado, no Centro de Porto Alegre. Se o tratamento do jovem fosse comprado pela família, custaria R$ 4.650 mensais. 

Quando os remédios estão em falta em seu organismo, o sistema nervoso de Bernardo é atingido, tornando-o irritado, não sociável, mal-humorado e capaz de agredir seus parentes. 

Rotina 

Apesar de demonstrar dificuldades para ler e não saber escrever, Bernardo tem seus dons. Segundo Sandro, ele possui uma grande habilidade quando se trata de videogames. O jovem chega da escola especial em que estuda e, depois de lanchar e tomar banho, sua noite se resume a jogos, TV e futebol. O pai, com orgulho, salienta a facilidade do filho com os games: 

— Cada jogo dura 30 dias, pois ele vai até a última fase e não tem mais o que jogar. 

Sandro afirma que, além da falta do Topiramato 100mg, também está em falta o Venvanse 50mg, que é um medicamento que acalma Bernardo para ir à escola. Na semana passada, o porteiro foi à farmácia do Estado, voltando para casa de mãos vazias, aumentando a angústia que já o acompanha há dois meses. 

Medicamento está em licitação 

Em contato com a comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a reportagem recebeu a resposta de que o medicamento Topiramato 100mg está com licitação de compra em tramitação.

Apesar disso, a SES não tem como dar uma previsão de chegada do remédio, pois os prazos ainda podem ser revisados, conforme o processo de licitação avança. 

Ao contrário do que Sandro afirmou, que também estava em falta o remédio Venvanse 50mg, a SES informou que possui estoque do produto e que Bernardo, paciente cadastrado na farmácia estadual, pode retirar o medicamento

*Produção: Eduarda Endler

  Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias