Notícias



Seu Problema é Nosso

Com risco de ruir, muro de colégio gera preocupação em Canoas 

Antes de uma reforma, a prefeitura terá que retirar as árvores que afetam a estrutura

25/04/2019 - 09h20min


Caroline Tidra / Agência RBS
Rachaduras chamam a atenção de familiares de estudantes

Quem passa pela calçada do Colégio Estadual Tereza Francescutti, na Avenida Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho, em Canoas, consegue ver as rachaduras e a inclinação do muro. O problema na estrutura que cerca a escola preocupa o motorista aposentado José Eloi da Silva Vargas, 72 anos. Ele é avô de um dos alunos do quarto ano. 

— O muro do colégio está quase caindo, e ninguém faz nada. É um perigo para as crianças e os pedestres que passam por ali, porque pode desabar — reclama o idoso. 

Leia mais
Moradora de Cachoeirinha reclama de atendimento em posto de saúde no bairro Jardim Betânia
Lutador de caratê busca patrocínio para participar de campeonatos
Grupo de capoeiristas da Vila São Judas Tadeu, em Porto Alegre, consegue novos abadás para batizado  

Com cerca de 1.150 alunos nos três turnos, o colégio tem 51 anos de funcionamento. Já passou por um incêndio, nos anos 1980, e por reformas ao longo de sua existência. As marcas do tempo são notáveis por toda a estrutura, mas, em especial, no muro — que tem pelo menos 35 anos. 

O diretor da escola, Antão Tadeu Pereira Carpes, também preocupa-se: 

— Pais constataram a precariedade e o risco de o muro ruir. Partiu deles a reivindicação. Acho que fizeram bem, pois estão preocupados com seus filhos. 

Vegetais 

De acordo com a assistente financeira da escola, Berenice da Silva, em setembro de 2018, após pedido do colégio, uma engenheira da 11 ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) esteve no local para avaliar o muro. Contudo, após a visita, a escola não obteve retorno. 

— A CRE (Coordenadoria Regional de Educação) nos informou, na última segunda-feira, depois de a reportagem ter procurado a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que o pedido foi feito. Mas não recebemos número do processo — relembra o diretor. 

Segundo a direção da escola, o problema que impede a reforma são as árvores perto do muro. Para a construção ou mudança do cercamento, os vegetais devem ser retirados. Assim, a demanda também é de responsabilidade do município de Canoas. 

— Ontem (terça-feira), a Crop entrou em contato conosco, solicitando um ofício com o protocolo feito na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). É necessária a avaliação do biólogo do município sobre a arborização. Percorremos vários lugares da cidade para obter esse ofício. Nós teríamos feito antes, se tivessem nos pedido esse protocolo — conta Berenice. 

Caroline Tidra / Agência RBS
Árvore fica na área da escola

Biólogo da prefeitura visitou a escola ontem

A Seduc confirmou que a Crop fez vistoria no local e solicitou à prefeitura a retirada de duas árvores que fragilizam o muro e impedem a reforma. A Secretaria de Obras do Estado (SOP), que responde pela Crop, informou que “o primeiro passo é retirar as árvores”. Após, a Crop poderá pedir urgência na realização da obra.

Em nota, a prefeitura de Canoas afirmou que tomou conhecimento do assunto na tarde de terça, quando recebeu ofício da escola. O pedido solicitava uma avaliação das condições de árvores na parte interna do pátio do colégio.Ontem, a prefeitura enviou um biólogo da SMMA à escola para análise das árvores.  O profissional constatou "cinco espécies nativas e saudáveis". 

Além disso, a prefeitura autorizou o corte, "mediante laudo de engenheiro responsável e projeto de execução de reformas". A pasta compromete-se com a retirada, mas "necessita de documento do Estado garantindo os reparos". Até agora, a prefeitura recebeu apenas um pedido de vistoria da escola.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias