Polícia



Boletim de Ocorrência

Tiroteios e execuções apavoram moradores de vilas na Zona Norte da Capital

Jovens executados e famílias expulsas de casa são algumas das denúncias feitas por moradores da Santa Rosa e da Nova Dique

24/09/2015 - 07h03min

Atualizada em: 24/09/2015 - 07h03min


Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Casas gradeadas na Nova Dique

Três adolescentes mortos a tiros em três dias e uma comunidade amedrontada. Esse é o quadro descrito por moradores das vilas Nova Dique (Porto Novo) e Santa Rosa, de um lado e de outro da Avenida Bernardino Silveira Amorim, no Bairro Rubem Berta, Zona Norte da Capital.

Leia outras colunas Boletim de Ocorrência

- Está difícil. Basta ver que estou trabalhando com as grades fechadas. Mas não posso ficar falando sobre isso. Tem comércio que está fechando por ordem deles (traficantes) - relatou uma comerciante.

Os tiroteios na região têm sido frequentes e não poupam inocentes. No sábado à noite, Dener Prestes Camargo, 15 anos, sem qualquer envolvimento com a criminalidade, foi morto enquanto jogava bola quase em frente à casa de sua família, no Acesso 357 da Nova Dique. Sobre a pouca idade do adolescente, uma moradora afirmou:

- Nossos meninos estão estão indo cada vez mais ligeiro.

Na terça-feira à noite, como se fosse uma confirmação do comentário feito em forma de desabafo, Donvavan Rodrigues Pires, 14 anos, e Tiago Leonardo Marques, 13 anos, também foram mortos a tiros, na Avenida Donário Braga, na Vila Santa Rosa. O duplo homicídio ocorreu bem próximo ao local onde ocorria uma manifestação dos moradores da Nova Dique por mais segurança na área.

No dia 1º deste mês, outro adolescente de 15 anos havia sido morto próximo dali. Gabriel Barbosa dos Santos levou vários tiros. Naquele crime, ao acionar a Brigada Militar, um morador resumiu a situação.

- Crivaram de balas mais um guri - disse na ligação ao 190.

"Agora, nem se fechando em casa"

Criado para reassentar cerca de 1,5 mil famílias da antiga Vila Dique (a transferência é necessária para as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho), a Nova Dique ainda não está pronta. Estão em fase de conclusão cerca de 500 unidades habitacionais. Mas a população local já enfrenta sérios problemas de segurança pública.

- Tem família sendo expulsa por traficantes que querem casas para bocas de fumo - denuncia uma moradora.


Marcas de tiros nas paredes
Foto: Luiz Vaz

Tiroteios viraram rotina nas noites

O som de tiros viraram rotina nas noites das vilas Santa Rosa e Nova Dique. Muitos moradores dizem que só saem às ruas nestes horários em caso de extrema necessidade.

Câmeras de segurança flagram suspeitos de assassinato no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre

Um idoso de 80 anos mostra o quanto é fácil perceber a situação.

- É só olhar aquela parede ali - diz, apontando para para o entorno de uma janela com várias marcas de tiros.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias