Polícia



Guerra no Porto Seco

Armamento semelhante ao usado pelo Estado Islâmico é apreendido com traficantes em Porto Alegre

Pistola do leste europeu foi apreendida em operação contra traficantes na Vila Vitória da Conquista, Bairro Rubem Berta. Arma aparece em vídeo de execução na Vila Nova Dique uma semana atrás

07/12/2015 - 12h24min

Atualizada em: 07/12/2015 - 12h24min


Uma operação conjunta entre o Denarc e o Departamento de Homicídios na manhã desta segunda terminou com as prisões de cinco suspeitos - duas mulheres e três homens - de integrarem uma quadrilha atuante na Vila Vitória da Conquista, na região do Porto Seco, Bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre. Entre os objetos apreendidos com eles chamou a atenção dos policiais uma pistola 9mm, de fabricação em Montenegro, no Leste Europeu.

A arma já foi apontada como uma das traficadas para formar o arsenal do Estado Islâmico. Em Porto Alegre, acreditam os investigadores, ela também já fez estragos. Seria um dos armamentos que aparecem em um vídeo extremamente violento divulgado nas redes sociais pelos próprios executores de Darlen Carlos Severo Prestes, com mais de 30 tiros, há uma semana, na vizinha Vila Nova Dique.


Foto: Polícia Civil / Divulgação

Dois jovens são mortos a tiros na Zona Norte de Porto Alegre
Adolescente é morto a tiros e dois ficam feridos na Zona Norte de Porto Alegre

Entre os presos na manhã desta segunda estão os dois principais suspeitos daquele crime, conhecidos como Neguinho e Nego Bida. Autuados em flagrante, assim como os demais presos, por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma e munições, eles ainda terão as prisões solicitadas à justiça pela morte de Darlen.

- Temos elementos contundentes que relacionam estes presos na operação a pelo menos três assassinatos, mas seguimos investigando a possibilidade de participação em mais mortes - afirma o delegado João Paulo de Abreu, da 3ª DHPP.

Protesto bloqueia avenida na Zona Norte de Porto Alegre
Leia mais notícias sobre tráfico de drogas
Leia mais notícias sobre homicídios

De acordo com o delegado Mario Souza, 1ª Din, do Denarc, a ação foi pontual e desarticulou lideranças de uma das quadrilhas de tráfico mais violentas em ação na Capital.

- Vínhamos investigando a atuação deles e mapeando onde encontraríamos os principais integrantes do bando. A importância maior da operação foi a de chegar a essas pessoas - valoriza o delegado. 

A polícia ainda caça um fuzil 5.56 também usado na morte de Darlen. Denominados os "vinténs", os criminosos da Vitória da Conquista travam uma guerra com traficantes das vilas Nova Dique e Santa Rosa. Conforme o levantamento do Diário Gaúcho, pelo menos 36 pessoas já foram assassinadas entre as vilas da região do Porto Seco neste ano.

Leia mais notícias do dia 

Facebook / Reprodução
Pistola fabricada no Leste Europeu era usada por traficantes da Capital

MAIS SOBRE

Últimas Notícias