Polícia



Operação Matriarca

Operação policial ataca o tráfico de drogas na Vila Cruzeiro

Ação do Denarc atacou área conhecida como o reduto da quadrilha dos V7. Foram 12 pessoas presas. Entre eles, uma das principais gerentes do bando

17/06/2016 - 07h00min

Atualizada em: 17/06/2016 - 13h48min


Mariana Furlan
Mariana Furlan
Enviar E-mail

Foi desencadeada no começo da manhã desta sexta-feira uma operação policial com o objetivo de desarticular o "coração" da quadrilha dos V7, na Vila Cruzeiro, Bairro Santa Tereza, Zona Sul de Porto Alegre. Os agentes do Denarc prenderam 12 pessoas durante o cumprimento de mandados de prisão temporária e de buscas nas ruas próximas da Avenida Moab Caldas, onde ficam os principais pontos de tráfico mantidos pela quadrilha. Também foram apreendidos 500g de crack, dezenas de pinos de cocaína, uma pequena quantidade de maconha e três revólveres.

Denominada Matriarca, a operação comandada pelo delegado Guilherme Calderipe tinha como principais alvos os familiares do traficante André Vilmar de Souza, o Nego André, já preso. Um dos irmãos dele, conhecido como Caroço, já está preso. Durante a ação, uma mulher de 34 anos, apontada como uma das principais articuladoras do grupo na região, foi presa. Outros três gerentes foram capturados durante a operação.

Um deles, teve o mandado de prisão cumprido no Instituto do Coração, onde tinha agendada uma cirurgia cardíaca. Ele permanecerá sob custódia no hospital.

Leia mais:
Entenda o surgimento dos principais rivais dos Bala na Cara
"Tiro, porrada e bomba": a rotina na escola sitiada pelo tráfico na Capital
Morador da Vila Cruzeiro gravava rap quando tiroteio começou. Ouça
Briga entre facções deixa 10 feridos e dois mortos em Porto Alegre

– Nosso objetivo é desmanchar o nascedouro dos atuais conflitos do tráfico em Porto Alegre. Prender os principais gerentes e apreender armas. Foi a partir da Vila Cruzeiro que a atual guerra desencadeou na Zona Leste de Porto Alegre. Uma disputa por poder e vingança entre criminosos, não por territórios – explica o diretor de investigações do Denarc, delegado Mario Souza.

Conforme o levantamento do Diário Gaúcho, desde o começo do ano foram pelo menos 62 assassinatos principalmente entre os bairros Vila Jardim, Bom Jesus, Jardim Carvalho e Santa Tereza, todos relacionados a essa guerra.

Entre esses crimes estão o brutal assassinato do jovem Jéferson de Oliveira Lapuente, 22 anos, que foi decapitado na Zona Norte de Porto Alegre. As vinganças de lado a lado incluem ainda as mortes do comerciante Carlos Jesus de Almeida Ávila, 69 anos, e do pintor José Carlos Santos da Silva, 48 anos, em um ataque do Bairro Bom Jesus, em fevereiro e a resposta, dias depois, com a morte do servente de obras Norberto Dorneles Rodrigues, 64 anos, em ataque à Vila Cruzeiro.

Os V7 estão na linha de frente de uma coalizão entre quadrilhas denominadas "Anti-Bala", em pleno confronto contra a facção dos Bala na Cara. Uma aliança entre o grupo da Zona Sul, que tem presença ainda em outras regiões da cidade, com traficantes da Vila Jardim foi o estopim para esta frente contra os rivais do Bairro Bom Jesus.

Na própria Vila Cruzeiro a guerra tem uma frente entre os traficantes da Vila 27 e da Vila Pantanal – está, até pouco tempo, controlada pelos Bala na Cara.

Na própria Vila Cruzeiro a guerra tem uma frente entre os traficantes da Vila 27 e da Vila Pantanal – está, até pouco tempo, controlada pelos Bala na Cara. – A quadrilha que se fortaleceu nesse conflito alicia facilmente jovens para o tráfico de drogas e eles se tornam soldados. O nosso foco é cortar o poder de influência dessa liderança – aponta do delegado Mario Souza.

Mais de 200 policiais participam da operação, com o apoio do helicóptero da Polícia Civil.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias