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Diversão sem constrangimento

15 dicas para você mandar bem na festa de final de ano da firma

Fique atento às orientações e fuja de cenas embaraçosas

01/12/2016 - 15h18min

Atualizada em: 01/12/2016 - 16h06min


Fim de ano chegando e, com ele, a tão esperada festa da empresa! Você lembra como se comportou no ano passado? Alguma situação constrangedora entre os colegas? Se a resposta for sim, é bom ficar atento às dicas para evitar outro momento embaraçoso. Por mais que seja uma festa, lembre-se que continua sendo um ambiente profissional. E você não vai querer ser o assunto principal no dia seguinte ou, pior, ser a piada do ano na firma. Fique atento e saiba o que é preciso fazer para curtir bem o momento sem exagerar.

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1. Não faça brincadeirinhas maldosas com os colegas e os gestores. Se ficar na dúvida, avalie: você faria mesmo se estivesse em um dia normal de trabalho?

2. Dance, divirta-se, mas não cogite descer até o chão quando tocar a sua música favorita. Algumas danças podem render fotos em poses mais ousadas, que serão motivos de comentários nada profissionais.

3. Não exponha a sua vida pessoal. Não fofoque sobre os colegas e não critique a organização da festa. E, o mais importante: nunca, mas nunca, fale mal do chefe.

4. Aproveite o momento para melhorar a sua network (rede de contatos) na empresa. E, mesmo que não esteja conectado ao evento, não se isole nem adote uma postura mal-humorada. Simpatia e boa educação são sempre bem vistos.

5. Não é o momento de paquerar colegas e, mesmo que esteja rolando um clima, essa não é a ocasião para dar prosseguimento a algo mais. Espere para marcar um encontro somente entre vocês dois, longe da equipe da empresa.

6. Não leve outra pessoa na festa, caso isto não esteja claro no convite. Confira com os organizadores se é possível levar acompanhante.

7. Cuidado com o que irá postar na internet: 69% das empresas usam as redes sociais para recrutar profissionais, fazer negócios e até mesmo demitir. Tenha atenção às suas publicações. Evite publicar fotos constrangedoras dos colegas. Seja delicado, pergunte antes de marcar e postar a foto de alguém.

8. A zoeira tem limites na empresa. Por vezes, uma piada pode ofender, mesmo que essa não tenha sido a intenção.

9. Nunca faça comentários ofensivos disfarçados de piadas. Brincar com racismo, homofobia ou intolerância religiosa está proibido.

10. Fotos com bebidas alcoólicas ou cigarro não pegam bem para imagem profissional e devem ser evitadas. A festa é social, mas sua postura deve seguir sendo profissional.

11. Coloque o celular no silencioso ou desabilite os sons que normalmente são emitidos a cada notificação. Ninguém merece uma sinfonia no meio do jantar ou no discurso do amigo secreto.

12. Muita prudência na hora de escolher a roupa. Não confunda festa da empresa com balada. Caso o tipo de traje não esteja especificado no convite do evento, tenha em mente que o encontro segue sendo profissional, por mais que o ambiente seja informal. Para as mulheres, a dica é evitar transparências, decotes exagerados, roupas muito justas, vestidos curtos, minissaias e cores chamativas. Já para os homens, é adequado evitar bermudas, calças rasgadas e excesso de acessórios, como correntes e anéis.

13. Na hora do jantar, não saia correndo para a fila. Dê preferência para idosos, pessoas com deficiência e gestantes. Quando chegar ao bufê, não encha demais seu prato. Não é porque a empresa está pagando (se for o caso) que você precisa exagerar e comer como se não houvesse amanhã.

14. Se você está acostumado a beber, beba pouco. Se não está, nem beba. Beber demais pode causar uma enorme ressaca moral.

15. Se fizerem amigo-secreto, compre exatamente o que o seu amigo pediu. Se não houver uma lista, escolha um vale-presente de uma livraria ou de uma loja de roupas. Não ultrapasse o valor definido (mesmo se tirar o chefe, ou conviva com o apelido de puxa-saco para sempre), nem dê algo de menor valor. Na hora de apresentar o seu amigo-secreto, não critique nem aponte defeitos. Fale das qualidades pessoais e profissionais dele.


Fonte:
Karla Aprato, especialista em Gestão Estratégica de Pessoa e criadora do site Karreira.com

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