Volta do Guns
Relembre outras bandas que reuniram suas formações clássicas
Axl Rose e Slash, membros históricos do Guns N' Roses, devem voltar a tocar juntos na edição de 2016 do festival Coachella
Depois de meses de rumores sobre o retorno do Guns N' Roses com formação original (ou quase isso), fãs esperam que Axl Rose acabe com as dúvidas nesta terça-feira, durante uma participação no programa de televisão americano Jimmy Kimmel Live. Segundo informações da revista Rolling Stone, diversas fontes confirmaram a aparição do astro do rock no talkshow, mas se recusaram a revelar sobre o que se trataria a conversa ou se haveria algum tipo de anúncio. Em 2012, Rose quebrou, no mesmo programa, um intervalo de 20 anos em que não concedia entrevistas ao vivo.
Separados desde 1993, quando tocaram juntos no último show da turnê de Use Your Illusion, Axl Rose e Slash devem voltar a subir no mesmo palco em 2016. Fãs e críticos se dividem entre os que se empolgam com o retorno e os que não têm esperança, muito devido à performance de Axl Rose nos últimos anos à frente do Guns. Mas não é só a clássica banda que hard rock que deve voltar com sua formação mais clássica – o acontecimento é recorrente no mundo do rock. Confira como foi a reunião de outros grandes grupos que haviam decidido acabar.
Black Sabbath
A volta de Ozzy Osbourne ao Black Sabbath foi anunciada em 11 de novembro de 2011 no site oficial da banda. Antes disso, o tabloide britânico Birmingham Mail já havia publicado, em agosto, a informação de que a banda estava ensaiando para uma turnê e preparando um novo álbum. Na notícia, o guitarrista Tony Iommi afirmava que as novas composições pareciam com o "som original". Cerca de dois meses depois, Ozzy Osbourne disse à Billboard que havia ma possibilidade "muito, muito forte" de a banda retornar à ativa com sua participação _ ele havia deixado o grupo em 1978 para seguir com carreira solo. Em 2013, a banda lançou o álbum 13, que traz Ozzy de volta aos vocais, algo que não acontecia desde Never Say Die! (1978). Em 2015, o Sabbath anunciou que fará sua última turnê a partir de janeiro de 2016 – por enquanto, só há datas na Europa e na América do Norte.
Pixies
Banda renomada dos anos 1990, os Pixies terminaram em 1993 depois de uma briga entre o guitarrista e vocalista Francis Black e a baixista e vocalista Kim Deral durante uma turnê. Os quatro integrantes originais se reuniram para uma turnê em 2004 – sendo que uma das primeiras apresentações foi, inclusive, o festival Coachella, no qual Guns N' Roses está previsto como atração principal neste ano. Em 2013, lançaram um EP com quatro músicas inéditas. Em junho do mesmo ano, Kim Deal, baixista da formação original, foi substituída por Kim Shattuck. Em 2014, ela, por sua vez, deu lugar à Paz Lenchantin.
Faith No More
O Faith No More anunciou que voltaria aos palcos em 2009, através de um comunicado para a imprensa sobre o lançamento do filme Crank 2: High Voltage, do qual o vocalista Mike Patton faria parte. Além da atuação do cantor, também foram divulgadas uma apresentação do grupo no festival Coachella (que ocorreu em 2010) e uma turnê pela Europa. A banda havia se separado em 1998. Em 2015, lançaram Sol Invictus, primeiro disco em 18 anos.
Blur
Em 2002, durante a gravação do sétimo álbum da banda, Graham Coxon se desentendeu com os outros integrantes e saiu do Blur. Mesmo sem o guitarrista, foi lançado o álbum Think Tank, um ano depois. Na sequência do lançamento do disco, o grupo fez uma pausa. Eles informaram que voltariam a tocar juntos em uma entrevista para o jornal britânico New Musical Express, realizada em 2008 _ o retorno ocorreu em julho de 2009 no Hyde Park, em Londres. O grupo também voltou aos estúdios, lançando em 2015 o álbum The Magic Whip, 16 anos depois do último disco realizado com a formação original, intitulado 13. The Magic Whip foi muito bem recebido pelos fãs e pela crítica, sendo considerado um dos melhores lançamentos do ano passado.
Outkast
Um dos nomes mais importantes do rap americano, o Outkast construiu uma carreira consistente entre 1992 e 2006, quando emplacaram hits como The Way You Move, B.O.B. e, principalmente, Hey Ya!. Em 2007, Big Boi e Andre 3000 saíram em carreira solo e em projetos paralelos – 3000 investiu em papéis no cinema, onde protagonizou um filme sobre a vida de Jimi Hendrix. Em 2014, os dois se reuniram para celebrar os 20 anos de Southernplayalisticadillacmuzik, primeiro disco da carreira da banda. Eles não chegaram a lançar materiais novos, mas tocaram em cerca de 40 festivais em torno do mundo, começando (como você já deve esperar) pelo Coachella daquele ano. Andre 3000 não se empolgou muito com a volta, chegou a dizer que o show do Coachella havia sido "horrível" e afirmou que, ao subir no palco, sentia-se "se vendendo".
Los Hermanos
Banda fundamental do MPB-rock dos anos 2000, os Los Hermanos tornaram-se gigantes com quatro discos lançados entre 1999 e 2005 e, em 2007, anunciaram um hiato por tempo indeterminado. Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante lançaram seus projetos solo, fizeram sucesso separados e, em 2012, resolveram retomar o casamento exitoso. Fizeram turnê, com direito a dois shows em Porto Alegre, e pararam novamente. Em 2015, após um show comemorativo aos 450 anos do Rio de Janeiro, atenderam aos apelos dos fãs e voltaram a sair em turnê com seus membros originais. Em Porto Alegre, fizeram uma apresentação que foi descrita por ZH como "um culto" que permitiu "que a plateia se transportasse para uma época mais simples, em que versos como 'em uma moldura clara e simples, sou aquilo que se vê' ou 'e no final, assim calado, eu sei que vou ser coroado rei de mim' eram frases que conseguiam resumir tudo o que sentiam".