Opinião
"Sassaricando" é somente uma inspiração para "Haja Coração"
Novela das sete, exibida pela RBS TV, faz humor leve com pitada de crítica
Com o apelo de tocar na memória afetiva ao trazer personagens populares de uma novela de sucesso dos anos 1980, Haja Coração estreou na terça-feira passada bem didática, leve e apostando forte no humor. Não é nada fácil para a obra de Daniel Ortiz substituir Totalmente Demais, a novela que teve a maior média de audiência nos últimos cinco anos na faixa das 19h.
Leia mais:
Confira os personagens de Sassaricando que estão de volta em Haja Coração
Tatá Werneck volta às novelas como uma filha mimada em "Haja Coração"
"Haja Coração" vai mostrar quarteto amoroso com sotaque paulista
Nesses primeiros capítulos, o autor fez questão de deixar bem claro que a nova trama das sete, exibida pela RBS TV, não é um remake de Sassaricando (1987). A Tancinha de Mariana Ximenes tem sido até aqui bem diferente da vivida por Claudia Raia. Assim como Tatá Werneck deu outras tintas para Fedora, interpretada por Cristina Pereira anteriormente. Tanto Mariana quanto Tatá dividem o protagonismo. Se a primeira tem o desafio de fazer o público mais velho não lembrar de Claudia Raia – e tem ido bem nessa missão –, a segunda precisa provar que não é atriz de uma personagem só. Ainda assim, Tatá se destaca por dominar o humor rápido e escrachado. Sua Fedora está debochando legal das it girls que conhecemos nas redes sociais.
Marisa Orth é outra que vem se destacando como Francesca, a matriarca dos Di Marino. A atriz está fazendo uma interpretação diferente da que estamos habituados a ver. Mesmo em uma trama que foca no humor, sua personagem é uma das que têm tom dramático. Porém, nenhum núcleo está tão hilário quanto o que reúne Malu Mader (Rebeca), Carolina Ferraz (Penélope) e Ellen Rocche (Leonora). Esta, aliás, está fazendo uma crítica muito perspicaz aos reality shows ("Esse é um país sem memória, as pessoas nem lembram mais dos ex-BBBs", disse Leonora no primeiro capítulo).
Por outro lado, o didatismo exagerado de Ortiz para explicar as relações e ações passadas dos personagens, por vezes, cansa, deixando umas partes arrastadas e sonolentas. Mesmo assim, Haja Coração é uma novela que tem tudo para manter o público que fez de Totalmente Demais um sucesso.