DG Ajuda Você
Cuidados na garagem: saiba o que você pode fazer pelo carro antes de precisar do mecânico
Revisão semanal que dispensa conhecimento especializado evita dor de cabeça na rua e dribla gastos desnecessários com manutenção
Como seria bom se tudo o que você precisasse fazer depois de adquirir um veículo fosse passar no posto de combustíveis e seguir rumo ao destino. Mas nada pode estar mais longe da verdade.
Um bem de valor agregado e complexidade como o automóvel, independente do ano de fabricação, exige do proprietário atenção no uso e noções básicas de funcionamento. E pode impressionar o quanto é possível fazer pelo veículo antes da necessidade de um profissional especializado.
Leia mais:
Viaduto da Augusto Severo será interrompido nesta quinta-feira em Canoas
Anatel diz que empresas podem cortar internet e erraram em oferecer pacotes ilimitados
– Para muitos, o automóvel é um mistério. É importante desmitificar isso. As pessoas podem fazer muita coisa pelo carro na garagem de casa – diz o gerente de Pós-venda da revenda Tramonto, Giusepe Scapin.
Momento com o carro
É preciso reservar um momento do dia, uma vez por semana, para dedicar atenção ao veículo. Não é exagero de fanáticos por carro. Tanto que Giusepe sugere o sábado pela manhã, antes dos compromissos familiares tomarem o final de semana. Seria a hora de uma revisão sem curso de mecânica.
– Revisar os pneus, os níveis dos fluidos, a água do limpador. Tem de manter uma rotina. Isso não é exagero. E se evitam muitos danos no carro e no bolso – promete o gerente.
Leia mais notícias na seção DG Ajuda Você
Mas Giusepe alerta que nada substitui a visita regular a um mecânico profissional, dentro ou fora de uma revenda.
– Por exemplo, não significa nada o mecânico oferecer três meses de garantia. Isso é o mínimo que o Código de Defesa do Consumidor exige. Agora, se ele oferece um ano de garantia, então é sério – aconselha o gerente da Tramonto.
* Diário Gaúcho