Hora do aumento
Sobe o preço do pão e da água
Cidades abastecidas pela Corsan terão aumento de 5,2% na tarifa a partir de junho. Padeiros também projetam subir os preços cerca de 10%
Um deles é indispensável à sobrevivência, e o consumo do outro é um hábito de muitas famílias: água e pão. No caso da água, ela ficará mais cara para os consumidores que moram em municípios abastecidos pela Corsan - são 325 em todo o Estado e, na Região Metropolitana, todas as cidades exceto Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
O reajuste de 5,2% terá validade a partir do dia 1º de junho e será aplicado nas faturas emitidas a partir de 1º de julho.
Problema é a alta do dólar
E o pão nosso de cada dia também vai ficar mais caro. A alta do dólar é o principal motivo para o aumento - grande parte da farinha utilizada vem da Argentina -, que deve ficar entre 10% e 20% a partir de junho, conforme expectativa do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul (Sindipan).
- O aumento é líquido e certo. As padarias estão estudando seus custos - afirma o presidente do Sindipan, Arildo Fenech Oliveira.
Atualmente, o quilo do cacetinho varia entre R$ 4,50 e R$ 7. De acordo com o presidente, há mais de dois anos o preço do pão se mantinha estável.
Dicas de economia
Pão
- O cacetinho que sobra pode ser congelado. É preciso envolvê-lo em plástico bem fechado e sem ar. Na hora de consumir, basta retirá-lo do freezer e colocar no forno por cinco minutos.
- Se não for consumido de uma vez, o pão de forma pode ser guardado na geladeira (em dias quentes, fora da refrigeração, pode mofar).
- O pão de forma pode ser usado como massa de pizza. Forre a forma com o pão e complete com molho e queijo e leve ao forno.
- Se o pão ficou velho, pode ser colocado no liquidificador e vira farinha de rosca.
- Outra opção para o pão velho é cortar em quadradinhos e levar ao forno. É um ótimo acompanhamento para sopas e saladas.
Água
- No banho, na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água.
- Não exagere na quantidade de água quando for regar as plantas. No jardim, use regador em vez de mangueira, que gasta muito mais água.
- Escove os dentes diariamente, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira da pia fechada.
- Fique atento aos vazamentos na sua casa. Caixas d'água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo no futuro. De gota em gota, sua conta também vai aumentando.
- Limpe bem a calçada com a vassoura para tirar a sujeira mais grossa. Depois, então, jogue a água depositada em um balde. O serviço fica mais rápido e mais eficiente.
- Quando for lavar o carro, em vez de gastar água e mais água da mangueira, use balde.