Notícias



Aproveite o semestre

Volte às aulas com tudo!

Para que alunos, pais e professores vivam esse período da melhor forma possível, e os estudos sejam proveitosos, o DG conversou com duas especialistas em educação e apresenta aqui algumas dicas

30/07/2012 - 07h04min

Atualizada em: 30/07/2012 - 07h04min


Nesta segunda, os estudantes da rede estadual retornam às aulas. Ao longo da semana, as atividades também serão retomadas nas escolas municipais e particulares. A partir de agora, serão meses decisivos até o final do ano, seja para quem precisa manter o bom desempenho escolar, recuperar notas ou se preparar para o vestibular.

Aproveite o semestre

Durante toda a vida escolar
- Alunos, professores e pais precisam se conscientizar de que esse semestre tem um conjunto de fatores que provocam a sensação de que é mais curto, como os feriados de setembro e as atividades em função dos dias das Crianças e do Professor.

- Já é possível, por exemplo, saber em quais disciplinas o aluno não está bem. E assim, investir mais nessas matérias.

- Cada um tem uma maneira de estudar. Uns precisam de pouco tempo, outros, de exercícios e repetição. O importante é que o estudante aplique isso nas disciplinas em que tem dificuldade.

- É importante ter uma rotina. Dormir cedo e ter horário para as atividades (estudo, lazer, esportes) ajuda o estudante.

- Uma boa forma de estimular seu filho é convidar colegas para fazer lições em conjunto. Quem sabe mais, pode ajudar os outros.

- Professores têm um desafio: tornar os conteúdos atraentes para as crianças e jovens. Atividades criativas despertam o interesse e o prazer de aprender.

- Pais devem sentar com os filhos e preparar as aulas da semana. Quais disciplinas ele tem? Que atividades deve fazer?

- As dificuldades tendem a afastar o aluno de algumas matérias. Os pais e professores devem ficar atentos a isso. É importante descobrir se o problema é falta de estudo, de concentração ou alguma dúvida específica.

- Para sanar dúvidas, uma dica é pedir ajuda ao professor para que auxilie o aluno em um outro horário, fora da aula.

- Diálogo é fundamental. Pais devem conversar com os filhos, negociar o tempo de diversão e de estudos e sempre se comunicar com a escola.

Para quem está se despedindo da escola

- A família deve entender que esse é um ritual de passagem para a vida adulta. É um semestre de despedida, e as festas e comemorações com os colegas fazem parte.

- Se o aluno está se preparando para o vestibular ou Enem, precisa lembrar que terá ainda os exames finais do colégio.

- Para administrar essa grande carga de atividades, o ideal é intercalar horas de estudos com atividades de lazer.

Gripe A: prevenção continua

Com a volta às aulas e o convívio intenso entre os estudantes, é importante não descuidar das orientações de prevenção à gripe A. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as dicas continuam valendo e devem ser observadas. Para pais e alunos

- Lavar as mãos antes das refeições e de tocar olhos, boca e nariz. Também depois de tossir, espirrar ou usar o banheiro.

- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca após contato com superfícies.

- Quem estiver gripado deve evitar contato com pessoas suscetíveis e fugir de aglomerações e ambientes fechados.

- Não se deve compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Creches e escolas infantis

- Cuidadores e crianças devem lavar as mãos e os brinquedos regularmente.

- Os cuidadores devem observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta. Em caso positivo, devem providenciar, com os pais, o afastamento.

- Crianças doentes devem permanecer em casa por 14 dias, para evitar a transmissão aos colegas.

O que as escolas devem fazer

- Oferecer lixeiras com acionamento por pedal, para descarte de lenços.

- Oferecer aparelhos de álcool gel para higienização das mãos.

- Estimular a limpeza das mãos após o contato com secreções.

- Ventilar os ambientes.

- Limpar e desinfetar as superfícies das salas de aula e outros espaços.

Especialistas consultados: Beatriz Daudt Fischer, doutora em educação, pesquisadora e professora de pós-graduação da Unisinos, e Maria Conceição Pillon Christófoli, professora e coordenadora do Núcleo de Fundamentos de Educação da Faculdade de Educação da Puc-RS.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias