Impróprio
Alvorada deve rescindir contrato do canil
Após denúncias, secretarias emitiram relatórios sobre a situação do local
Depois de avaliar os relatórios apresentados pelas secretarias da Saúde e de Mobilidade e Segurança Urbana, e o contrato com a A.L Mar Transportes e Recolhimento de Animais, a prefeitura de Alvorada deve interromper a prestação de serviços do canil terceirizado mantido pela empresa na cidade, na Estrada da Palha, próximo ao Aterro Sanitário Municipal.
Na semana passada, o Diário Gaúcho revelou as condições precárias do local, que está funcionando há pouco mais de dois meses. Há superlotação e os cães recolhidos das ruas não têm espaço suficiente nas celas onde foram acomodados. Também não há estrutura de isolamento. Falta uma maior área coberta e muitos animais ficam expostos ao sol o dia inteiro.
● Dois serviços serão suspensos
Diante das denúncias de protetores da região e da reportagem feita pelo DG, o município
realizou vistorias no local e constatou as deficiências. De acordo com a secretária de gabinete do prefeito, Márcia Busato, o serviço será interrompido.
- Vamos fazer a rescisão do contrato. Eles serão notificados e ainda têm um período para recorrer, mas vamos suspender o serviço - afirma.
Ela explica que as duas atividades realizadas pela empresa serão interrompidas: o transporte de grandes animais, para o qual será feita uma licitação de emergência, e a remoção e acolhida de pequenos animais. Nesse caso, o Canil Municipal deve acolher os cães abrigados no espaço terceirizado.
Márcia explica que a empresa tem um prazo de cinco dias úteis para recorrer. André Luís Pires, funcionário da A.L. Mar e que fala pela empresa, diz que eles ainda não foram notificados. Sabe apenas que receberão um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac), para cumprir algumas exigências e continuar a atividade. André afirma que desconhece a informação de rescisão de contrato.