Notícias



2013 difícil

Dpvat deve ser mais caro, mas parcelado

Seguro obrigatório poderá ter aumento do valor em 2013, mas poderá ser pago em até três vezes. Normatização deverá ser anunciada após o dia 19

12/12/2012 - 07h18min

Atualizada em: 12/12/2012 - 07h18min


A motogirl Edna Feijó é contra o aumento no seguro

Uma boa e uma má notícia referente ao Dpvat para 2013. A má: a chance de haver aumento no já salgadíssimo preço do seguro é grande. A boa: no Rio Grande do Sul, está praticamente acertado que o valor poderá ser parcelado em três vezes. Essa é a tendência do quadro para os motociclistas.

A decisão só será anunciada após o dia 19, quando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), formado por representantes de empresas de seguros e do Ministério da Fazenda, se reunirá no Rio de Janeiro.

A presidenta Dilma Rousseff, no mês passado, aprovou um decreto-lei para que o valor do Dpvat possa ser parcelado - apenas para motocicletas, ônibus e micro-ônibus. Mas fica a critério de cada Estado implementar o parcelamento.

- No Estado, já está acordada a fórmula. Como o decreto saiu tarde, tivemos problemas operacionais. Provavelmente, quem vai emitir os boletos será a própria Líder, pelo site - informou o analista de arrecadação e representante da Seguradora Líder dos Consórcios de Seguro Dpvat no Estado, Luis Henrique Avila.

Em seu site (www.seguradoralider.com.br), a Líder deixa claro que opera "no negativo" e estuda aumento do valor. Segundo a empresa, mais de 216 mil vítimas de trânsito (entre todos os veículos) tiveram indenização pelo Dpvat no primeiro semestre deste ano - 31% a mais que em 2011. Condutores de motos seriam responsáveis por 69% do total.

- Se tiver aumento, aí já é demais. Tinham é de baixar - protestou a motogirl Edna Feijó, seis anos de profissão.

Dirigentes reclamam dos números

Presidente do Sindimoto, Valter Ferreira disse já ter escutado de colegas de São Paulo e Rio que haverá aumento no Dpvat.

- É injusto, ainda mais para nós, profissionais. Quem tem carteira nova é que se envolve em acidentes, mas estão jogando todos na mesma vala.

O presidente da Associação dos Motociclistas (Amo-RS), José Vilson Kuhn de Oliveira, tem opinião semelhante: - Se prevalecem no aumento de acidentes, mas esquecem de dizer que o número de motos aumentou muito, e com isso a arrecadação também.

A Amo-RS representa, sobretudo membros de motoclubes. A entidade e o Sindimoto, há quatro anos, entraram com ação contra o aumento do Dpvat. Uma perícia no número de acidentes começou a ser feita, mas não terminou.

Trocando em miúdos

Qual será o valor do Dpvat?

Hoje, é de R$ 279,27. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) se reúne na próxima quarta e deve anunciar o número.

Dará para parcelar?

Para motos, ônibus e micro-ônibus, no Rio Grande do Sul, já está acordado com o governo o parcelamento em três vezes.

Haverá desconto à vista?

Não. O valor será o mesmo. Caso alguém pague uma parcela e não pague as demais, o cálculo para multa não está definido.

Como devo fazer para pagar?

O regramento deverá ser publicado até o final do ano. O certo é que, assim como o IPVA, quem quiser parcelar terá de fazer a opção já em janeiro, antes do calendário para pagamento integral, que começa em abril. A tendência é que o dono do veículo tenha de ingressar em um site, fornecer alguns dados (Renavam, placas etc) e imprimir boletos para pagamento.

Carros também podem?

Não. A medida não prevê o parcelamento para automóveis. E é improvável uma mudança nessa linha até o dia 19, quando o conselho se reúne.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias