Verão
Exercite-se do jeito certo
A beira da praia é um convite para uma deliciosa caminhada na areia, curtindo o mar e o sol. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de se exercitar
A manhã ensolarada, quase sem vento e de clima agradável foi o cenário perfeito para a caminhada da assessora de condomínios Berenice Engroff Wist, 40 anos, e do funcionário público André Wist, 58 anos.
Tênis, protetor solar e boné foram os acessórios escolhidos pelos dois para o exercício. Ele estava de bermuda e camiseta. Ela optou por uma saída de praia para proteger os ombros sobre o maiô. Assim, com o preparo adequado, os dois seguiram em ritmo acelerado pelas areias de Cidreira.
- Em Porto Alegre, a gente sempre caminha. Ele, no início da manhã, e eu no final do dia. Aqui na praia deu para conciliar os horários e caminhamos quase todos os dias - relata Berenice.
Estímulo aos exercícios
Quem também cruzou pela areia foram os amigos Enio Marques, 58 anos, e Gessi de Bittencourt Vicente, 80 anos.
Os dois aposentados se conhecem da praia há bastante tempo, e não dispensam o exercício diário. Com os pés descalços, tocando a areia e a água do mar, eles mantêm um pique constante, com muita energia.
- Caminhamos uma hora por dia, sempre nesse ritmo, das 8h às 9h. Lá em Porto Alegre, é mais difícil fazer isso - conta Enio.
Para a educadora física Fernanda Moehlecke, que coordena as ações da casa do Estação Verão Sesc em Tramandaí, o período de férias é excelente para manter a rotina de exercícios, desde que tomados os devidos cuidados (veja dicas ao lado).
- Estar na praia, com o mar, o sol, isso estimula a prática. É uma época em que as pessoas estão mais desligadas, mais relaxadas - observa.
Estação Verão
Até o dia 24 de fevereiro, o Estação Verão Sesc, um projeto do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o Grupo RBS, oferece ações de saúde, lazer, esporte e educação na beira das praias de Balneário Pinhal, Cidreira, Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, São Lourenço do Sul, Laranjal (Pelotas) e Cassino (Rio Grande).
As atividades ocorrem das 8h às 19h, de acordo com o cronograma de cada unidade. Fazem parte da programação quadras esportivas, empréstimo de guarda-sóis e material esportivo, aulas de ginástica, alongamentos e ritmos, quick massagem, escola de surfe, empréstimo de livros e recreação.
Caminhada na areia
Sempre utilize tênis, por mais que seja prazeroso caminhar descalço. O calçado é fundamental para evitar lesões nos pés ou tornozelos.
A areia exige de duas a cinco vezes mais esforço muscular e cardiovascular do que uma caminhada no asfalto. Por isso, o ritmo de exercícios não pode ser tão intenso.
O resultado em termos de resistência também é maior, trabalhando os músculos das pernas.
Para se exercitar, procure caminhar sempre na parte plana da praia. Evite subidas de morros, trilhas, ainda mais se você não está acostumado.
Alongue sempre antes e depois da caminhada.
O ideal é começar com períodos de 20 a 30 minutos, para não exagerar. Depois, conforme for se sentindo mais preparado, passe para 45 e, então, 60 minutos. Para saber o limite do esforço que você pode fazer, vale o bom senso.
Opte pelo início da manhã e final da tarde para se exercitar.
O ideal é utilizar roupa adequada para caminhada, como bermuda e camiseta.
Não esqueça do protetor solar e de manter-se hidratado.